A importância de ter mais de um e-mail


Antigamente, a principal forma de comunicação entre as pessoas era o envio de cartas pelo correio, onde além do tempo entre o envio da carta até o recebimento da mensagem, era comum as pessoas mudarem de endereço e as cartas voltavam com o notificação que o destinatário não foi encontrado.

Atualmente, o principal meio de comunicação atual é o e-mail, uma ferramenta mais ágil, dinâmico e de recebimento instanâneo. Qualquer retorno da mensagem eletrônica sobre o destinatário não encontrado, traz a velocidade do desenvolvimento da tecnologia, não precisando mais o remetente ter que aguardar por dias para saber se a mensagem dele chegou ao destinatário.

Entretatanto, diversas pessoas utilizam em toda sua vida, um único e-mail para se comunicar na internet, o que ao meu ver, não é a melhor forma pois existem diversos fatores que podem prejudicar o bom funcionamento da sua caixa postal, evitando a otimização do tempo e a organização das mensagens, que devido ao enorme recebimento de mensagens, pode ocorrer que uma ou outra mensagem passe despercebido pelo destinatário e que não sejam lidos, principalmente quando tratamos de recebimento de spams.

Foto por Torsten Dettlaff em Pexels.com

A principal forma de se organizar as mensagens que recebemos é criar, pelo menos, 2 e-mails distintos para separar as mensagens pessoais das mensagens de trabalho. Existem diversos serviços de e-mail que oferecem a criação de um endereço eletrônico gratuito e portanto, aconselho a você criar um e-mail para cada propósito. Com isso, já conseguimos organizar as mensagens conforme o objetivo do e-mail criado e assim, podemos dar prioridade na leitura das mensagens recebidas, lendo primeiro as pessoais ou as de trabalho.

Outro ponto a se considerar é a criação de e-mail para mero cadastro em sites de sorteios ou recebimento de propagandas pois tendo um endereço de e-mail especificamente para esse fim, estaremos separando as mensagens pessoais das mensagens de propaganda, evitando receber spam no e-mail pessoal. E além disso, no momento que não quiser mais receber e-mails de propaganda, basta excluir a conta de e-mail de propagandas e pronto, siga em frente com apenas o e-mail pessoal.

Contudo, existe um outro motivo para se criar um outro e-mail além do e-mail principal que você utiliza. É o chamado e-mail de recuperação de senha. É muito válido criar um e-mail alternativo exclusivo somente para receber notificações de esquecimento de senha do e-mail principal, evitando assim, que você perca o acesso em definitivo da sua conta principal por esquecimento de senha.

Dessa forma, ao esquecer a senha de acesso do seu e-mail principal, basta clicar na opção de “esqueceu a senha” que o sistema irá enviar as intruções de recuperação de nova senha para o e-mail alternativo, criado especificamente para esse propósito e assim, você terá de volta o acesso a sua conta principal de e-mail.

2 respostas em “A importância de ter mais de um e-mail

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s