Gestão em TI: trabalhar para ser chefe ou líder?


Já se sabe que o trabalho dignifica o homem. Essa é uma expressão que aprendemos desde cedo, quando ainda jovem, concluindo a faculdade e pesquisando o mercado sobre as oportunidades de trabalho. Muitos buscam as primeiras vagas que surgem, independente de olhar para o futuro, outros são mais planejados, procuram entender até que ponto podem crescer na vaga ofertada.

O mercado de trabalho em TI é muito competitivo e dinâmico, onde o profissional precisa se qualificar e atualizar com as novas tecnologias com certa habitualidade para não correr o risco de ficar “obsoleto” em termos de novidade tecnológica e perder bons salários por falta de atualização.

Entretanto, a nova geração tem um pique para aprender novas tecnologias que nossos antepassados nunca viram. Eles já nasceram com a internet, estão conectados com o mundo diariamente e possuem facilidade de aprender com os novos desafios. Os jovens de hoje buscam reconhecimento de seus esforços em um curto espaço de tempo, o que pode prejudicar ou beneficiar, dependendo do perfil da empresa onde trabalham.

Todavia, em um modo geral, devemos trabalhar sendo pensando em almejar um objetivo. Alguns sonham em trabalhar para ser coordenador de TI, outros em serem chefes de equipes de segurança da informação. Você vai encontrar quem fale que tem o objetivo de meramente está empregado e que a empresa o não dispense (as pessoas acham que isso é uma meta a longo prazo). Mas, raramente, você vai escutar: “eu quero trabalhar para ser um LÍDER um dia”.

O que leva as pessoas a não pensar em querer ser um Líder e sim, em ser um Chefe é a falta de conhecimento ou informação pela diferença entre eles. Não vou entrar na área do marketing nem dos princípios que regem a administração de empresas, somente vou comentar algo sobre eles que vai fazer você refletir e até quem sabe, descobrir que você já é um líder e não sabe!

Normalmente, a geração passada, aqueles conhecidos como a geração x (isso mesmo meus amigos, e aí eu me incluo pois são as pessoas que nasceram antes da década de 80) almejavam trabalhar para um dia ser Chefe e mandar no setor onde trabalhavam. Parecia que era bonito ser uma pessoa dando ordens para serem cumpridas, recebendo relatórios em sua mesa e tendo uma secretária para lhe oferecer boas xícaras de café.

Pois bem, esse é o verdadeiro chefe. Ele diz: “Pense”, “vai fazer” e espera sentado a resposta da ordem dada ao seus subordinados. Você tem dito essas palavras ultimamente? Então você realmente é um chefe!

Agora, se ao contrário disso, você fala para a sua equipe: “pensamos”, “vamos fazer”, “nós temos que…” então você é um Líder. Realmente você tem uma equipe de funcionários e não subordinados. Esse profissional de hoje, tem a percepção que todos estão no mesmo “barco” e que o sucesso é de todos assim como o fracasso também. A responsabilidade é dividido entre todos entre o líder e os liderados.

O líder empolga a todos ao seu redor para mostrar resultados, incentiva o estudo, a pesquisa, a contribuição de ideias (através de brainstorm) e outras iniciativas que cativam os seus liderados e enxergam no seu líder, o leme que dará rumo ao sucesso profissional deles.

Enquanto que o chefe, dará sempre ordens, pouco aberto a escutar seus subordinados e sempre com o medo de perder o seu emprego para um subordinado da geração Y, os antenados na tecnologia e que possuem boas ideias empreendedoras.

E aí, vai continuar a ser chefe ou prefere ser um Líder?!

Até a próxima!

Anúncios

11 respostas em “Gestão em TI: trabalhar para ser chefe ou líder?

  1. Muito bom seu artigo, uma leitura agradável e principalmente muito enriquecedor para quem almeja ser ou é um Lider !

  2. Líder com certeza, já me considero um líder no ramo em que atuo!!!!

  3. sempre pensei nisso trabalhei para ser um líder nunca trabalhei pára meu chefe , pois sempre que trabalhei para ele só ele ganhou os créditos. obrigado pois estou no caminho certo . abhraços

  4. Ótimo blog! que vim conhecer por meio do linkdin..
    Em relação ao artigo, achei muito bom e já é o que
    realmente vem acontecendo nas empresas. (pelo menos na última, e primeira, que atuei)

    Meus parabéns pelo artigo!

  5. Prezado Pedro,

    Seja bem vindo e boa leitura. Estamos trabalhando para manter os leitores contextualizados com o que rola no mercado de trabalho em TI.

    Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s