Deep Web: a navegação underground na internet


Os livros tradicionais são utilizados em muitas escolas para transmitir o conteúdo aos seus alunos. Em algumas situações, como o vestibular e o Enem, é importante saber o que está lendo e interpretar as ideias. A internet revolucionou os métodos de pesquisa e agilizou bastante o tempo em busca da informação.

O problema é que durante a busca de informação, os livros tradicionais não possuem o grande perigo existente na internet, cujo o conteúdo pode ser diferente a cada resultado de uma pesquisa, o que não ocorre nos livros (sejam eles impressos ou digitais) pois o assunto está delimitado pela obra propriamente dita. Não tem o perigo de se abrir um livro que trata sobre voz sobre ip e se deparar com fotos de pedofilia, por mais que você procure entre os capítulos.

Na internet, cada pesquisa é uma aventura, principalmente se a pesquisa não for realizada na forma “tradicional” da web, utilizando os sites de buscas no navegador padrão. O que as pessoas não sabem é que existe uma navegação mais obscura da internet onde poucos tem o conhecimento da sua existência e que muita das vezes, conteúdos ilegais e imorais são propagadas nesse lado negro da internet, que pode corresponder a 90% do conteúdo existente na internet.

A chamada Deep Web é uma navegação mais profunda da internet onde são utilizados navegadores apropriados para permitir abrir sites criptografados e criados com o objetivo de propagar conteúdo ofensivo e criminoso. Podemos citar o projeto TOR, que tem a finalidade de permitir uma pesquisa na internet de forma “anônima” e também compartilhar informações entre criminosos, como fotos de pedofilia, nazismo e muitos outros assuntos que nem imaginamos de forma mais privativa e oculta.

Esse artigo não tem o intuito de ensinar a navegar nesse “mundo underground” da internet mas de informar que existe uma rede totalmente desconhecida pela grande maioria dos internautas. Eu tive a oportunidade de participar no evento do ICCYBER em Brasília-DF e percebi como essa rede negra da internet está em profunda atividade.

A rede em si é bem planejada, com sites trabalhando em cima de criptografia e em camadas. Fazendo uma referência com a cebola, para você chegar ao núcleo dela, tem que passar por varias camadas. Nessa rede, normalmente os sites possuem a extensão .onion, referindo-se a tradução para cebola. Dentro da Deep Web, existem sites de buscas específicos para essa rede, cujos links tem a sua extensão grande e que pode a cada momento mudar de nome para tornar o rastreamento mais difícil pelas autoridades policiais. A medida que você vai passando pelas camadas, ou seja, vai passando de site em site, vai descendo cada vez mais no fundo dessa internet misteriosa e deparando com conteúdos repugnantes.

Existem relatos que o grupo do Wikleak consegue diversos documentos confidenciais através da Deep Web, onde vários internautas integrantes dos órgãos governamentais compartilham entre si o material, chegando em algum momento ao conhecimento do Wikleak. As vezes, até devido o descuido nas permissões de acesso dos computadores envolvidos para que se torne possível o funcionamento dessa navegação negra da internet é que o material acaba sendo vazado.

Contudo, esse artigo serve mais para divulgar o ambiente hostil da internet que existe e que nem temos ciência. Não tenho o proposito de indicar o caminho a ser feito para ter acesso aos conteúdos que trafegam na Deep Web. Primeiro que não me sentiria confortável em saber que mais pessoas teriam contato com os conteúdos mais perversos existentes na internet por minha iniciativa, o que infelizmente tive que ter em alguns sites para percorrer o caminho e comprovar a existência desse lado negro da internet, que prefiro não retornar a navegar por esses sites pois as imagens cruéis compartilhadas nesse meio e que a nossa mente vê, é difícil de se esquecer com facilidade.

E segundo, não quero me tornar parte desse submundo.

Então, quer uma dica? Fique com a navegação da internet que você conhece pois não está perdendo nada…

Até a próxima !

Anúncios

2 respostas em “Deep Web: a navegação underground na internet

  1. Caro Roney, gostei bastante de seu texto, foi ilustrativo instrutivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s