Descobrir a senha de bloqueio da tela do celular: uma questão de tempo


As pessoas estão gerando cada vez mais informação e precisam armazenar esse vasto conteúdo em algum local para consultar posteriormente, como um contato pessoal ou um registro fotográfico de algum lugar. A facilidade que a tecnologia nos proporciona está fazendo com que cada vez mais utilizemos os nossos celulares (principalmente os smartphones) como se fossem computadores.

São realizadas diversas operações com o celular como: pagar conta no Home Bank, enviar e-mail, fazer check in no aeroporto, criar documentos corporativos, guardar as enormes senhas em algum arquivo no celular… Enfim, as vezes nem percebemos mas chega um momento em que o celular está com tanta informação importante que já ficamos preocupados na possibilidade de se perder o equipamento.

Para evitar pelo menos um prejuízo menor, as pessoas estão começando a levar a sério a tal da Segurança da Informação. Algumas aprenderam da pior maneira possível quando tiveram o celular roubado ou furtado, onde as informações contidas no celular acabaram parando na internet. Principalmente as fotos armazenadas no aparelho e os vídeos que acabam parando no Youtube.

O problema é que nem todos absorveram ainda a importância de se proteger o celular através de um simples ato: bloquear a tela do celular com uma senha. Desse modo, caso você perca o celular ou seja assaltado, terceiros não terão acesso às suas informações de uma forma tão fácil. Pode até dar um pouco de trabalho mas já ajuda. Apesar que na maioria das situações em que ocorrem perda do aparelho, o interesse maior nem sempre é no conteúdo do smartphone e sim no aparelho em si. O equipamento eletrônico vira moeda de troca na boca de fumo e faz girar a “economia informal” entre os criminosos.

Entretanto, nada adianta bloquear a tela do celular com senhas fáceis do tipo 1111,1234, 4321 e outras similares. Algumas pessoas ao invés de digitar os números como senha, preferem a opção de travar a tela do celular com o recursos de ligação entre pontos, que é aquela senha que você vai arrastando o dedo pela tela percorrendo um caminho, lingando os pontos e pronto, a senha está definida e não leva senha.

Os usuários acham esse tipo de senha mais complexa pois quem vai conseguir decorar aquele caminho grande e tortuoso que os olhos humanos não conseguem memorizar se o usuário destravar a tela de forma rápida?. Parece que chegamos em uma senha segura: parece!

Eu digo que essa senha é a mais fácil de se decifrar e utilizando um método muito simples e eficiente. Não estou aqui favorecendo a descoberta de senhas de celulares, apenas demonstrando o que muitos criminosos já sabem e alguns espertinhos que futucam o celular do parceiro ou da parceira sem que o outro tenha a noção que o seu celular está sendo vasculhado em busca de alguma informação importante ou valiosa.

O tempo que se leva para descobrir a senha de desbloqueio da tela do celular da forma de ligação de pontos é apenas uma questão de tempo. E vou demonstrar que é muito fácil chegar a senha sem ter que colocar uma arma na cabeça do proprietário de celular e nem realizar nenhuma chantagem financeira, apenas temos que colocar a cabeça para pensar e ter o conhecimento de como as coisa funcionam.

A tela do celular é feita de vidro e que lhe permite, através de sensores nas laterais do celular, que suas ações no equipamento sejam registradas e executadas conforme a posição do seu dedo na tela do aparelho. Para descobrir a senha da tela do celular é muito simples: como estamos falando de uma tela de vidro, simplesmente limpe a tela com um pano ou passe na blusa ou camisa para que toda a sujeira na tela seja retirada, ficando o vidro totalmente limpo.

Agora, solicite que o usuário do celular digite a senha que ele usa, aquela de ligar os pontos. Após ele desbloquear a tela, aguarde alguns segundos até que o celular apague e pronto, a senha está a caminho de ser descoberta. Com o celular em mãos, após o desbloqueio da tela por parte do dono e que você não viu ele tracejando o dedo pela tela do celular, leve o celular perto da luz ou incline em uma posição o aparelho de forma que você consiga ver a gordura do dedo na tela do celular.

Bingo! Olha a senha lá, toda tracejada e indicando o caminho por onde o dedo passou. A senha está desmascarada. Agora qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo do celular. Logicamente que você não vai tentar realizar esse procedimento ao final de um dia inteiro de uso do celular. Afinal, vai ter tanta gordura na tela que não será possível descobrir o caminho mas com um pouco de experiência e jogo de cintura, você conseguirá criar situações e momentos que solicitará a pessoa a desbloquear o aparelho e imediatamente conseguirá descobrir a senha.

Mas antes, não esqueça de limpar a tela!

Até a próxima!

Anúncios

9 respostas em “Descobrir a senha de bloqueio da tela do celular: uma questão de tempo

  1. “…o interesse maior nem sempre é no conteúdo do smartphone e sim no aparelho em si.”
    Tendo em vista este fato, estranho que não haja divulgação maior da possibilidade do bloqueio do aparelho físico. Basta informar o IMEI do aparelho à sua operadora e ela avisará as demais para bloqueá-lo. Pelo menos ligações o aparelho não fará mais. Para obter o IMEI: digitar: *#06#
    Se todos fizessem isso haveria menos interesse dos ladrões

  2. Se a senha for um quadradinho, com certeza, agora eu.deixo vc fazer isso no meu celular e duvido vc descobrir minha senha…. Mas duvido mesmo…. Melhor.vc ensinar como fazer a senha ficar mais segura do que dar essa dica ai.. O simples fato de vc cruzar o caminho e usar duas direções distintas, ja deixa sua dica sem utilidade…

  3. Realmente, o que não é de interesse das operadoras elas não vão molher uma palha para que isso ocorra pois existe por traz disso um trabalho entre as operadoras para não dar certo. Teremos custos operacionais que ao invés da operadora está atendendo uma venda de plano de dados com um celular junto, vai está no telefone bloqueando um aparelho que para a própria operadora é prejuízo.

    A operadora de celular não quer saber quem está com o aparelho “furtado” e sim, que a pessoa que está de posse dela, consuma dados e voz. Um aparelho na blacklist é um aparelho a menos para o consumo de internet e ligação.

    Infelizmente, essa é a realidade capitalista.

  4. Carlos,

    Mesmo cruzando o caminho, vai ter que existir um começo e fim, e por mais que inicie e termine no mesmo local, terá um trajeto traçado.

    Como eu disse no post, tudo é questão de tempo, até a senha mais complexa que possa imaginar, basta ter um poder computacional para quebrar a senha.

  5. Se faz do mesmo jeito e concepção da lógica para descoberta da senha.

    Com a tela limpa de qualquer vestígio de gordura ou sujeira, pode-se induzir que o proprietário tenha a sua mão “engordurada” propositadamente lhe oferecendo uma irrecusável barra de chocolate para ele se deliciar sem oferecer nenhum tipo de papel para segurar a guloseima e logo após, solicitar algum tipo de informação que ele só conseguirá olhando no celular.

    Por mais que ele tente limpar os dedos (desde que não seja no lavabo e limpando a mão na torneira), ao colocar a ponta do dedo em cima de cada número da senha de dígito, estará formado a pequena digital circular na tela de vidro do aparelho.

    Basta ter um motivo aparente ou habilidade para requisitar o aparelho dele, desligar a tela e visualizar a posição das digitais de gordura do dedo na tela e comparar com a posição dos números do teclado virtual quando ligar a tela novamente.

    Basta ter criatividade para se conseguir a senha de celulares mesmo sendo estes, formados por números.

    Boa sorte!

  6. Meu marido colocou senha no celular oq faco para descubri asenha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s