Segurança da Informação: entrando na sala do chefe da empresa sem pedir permissão


O mundo capitalista tem a sua característica enraizada em torno do lucro e da atividade de compra e venda de serviços ou produtos. As empresas são formadas por pessoas trabalhadoras que buscam no seu cotidiano atingir as metas estabelecidas e assim, realizar o objetivo da companhia em ter lucro e ao funcionário ter garantido o seu trabalho que reflete na sua vida social.

O principal ativo tangível das empresas são os trabalhadores (funcionários) e parece que nem todos os chefes e líderes conhecem exatamente essa importância. A hierarquia existente nas companhias muita das vezes faz com que o trabalhador operacional ou até o administrativo, não tenha um contato maior e mais intenso com o dono da empresa, comumente o Presidente da Companhia ou Diretor executivo.

A relação de patrão x empregado é mediado pelo Recursos Humanos da empresa e assim, muita das vezes o funcionário quer conversar com o dono ou com o seu chefe imediato mas por falta de espaço na agenda do administrador de empresas, esse estreitamento não é realizado, esfriando a relação entre o empregador e empregado.

O ativo intangível de uma empresa é a informação que esses funcionários produzem e possuem em relação ao seu trabalho na empresa. Qual empresário gostaria que as informações confidencias e estratégicas do produto desenvolvido internamente sejam de conhecimento do concorrente antes mesmo do produto ser lançado no mercado?

Para evitar esse tipo de problema, é comum as empresas investirem em alta tecnologia, com profissionais recebendo salários a peso de ouro para garantir a segurança da informação no ambiente corporativo. Entretanto, algumas situações são passadas despercebidas por todos e que acabam abalando essa falsa sensação de segurança em torno dos dados sigilosos que a empresa possui.

Qual funcionário da companhia tem a permissão de entrar na sala do chefe sem pedir licença para entrar? São poucos e dá para contar na mão. Se tratar de uma multifuncional, acredito que raramente teremos pessoas entrando e saindo da sala na ausência do patrão, exceto os profissionais de uma determinada categoria que entram na sala justamente quando o chefe não está: trabalhadores de serviços gerais (limpeza).

Esses funcionários precisam justamente deixar a sala do patrão o mais limpo possível, sem sujeira e sem bagunça, para que o ambiente esteja limpo e pronto para ser utilizado pelo chefe da companhia. E na maioria das vezes, esse acesso se dá no horário do almoço ou no expediente noturno, onde todos os funcionários da empresa vão para os seus lares e entra em ação o “exército” de funcionários da limpeza (serviços gerais) que vão adentrar nas salas de trabalho, inclusivo do patrão, sem pedir permissão.

Nesse momento, existe um risco verdadeiramente potencial à segurança da informação pois em cima da mesa do chefe podem existir documentos sigilosos, faturas de cartão de crédito pessoal, balanços financeiros da companhia, projetos de produtos que poderão revolucionar o mercado, etc. Qualquer curiosidade entre esses funcionários, a informação poderá chegar ao concorrente.

Pior ainda se levar em consideração que a atividade de limpeza da empresa, em muitos casos, é utilizado o serviço de terceiros. Contrata-se uma empresa exclusivamente de limpeza para realizar a manutenção das salas da companhia contratada. O perigo então é ainda maior! Pessoas estranhas ao cotidiano da empresa estão entrando em salas de patrões que são uma verdadeira mina de ouro. É só questão de tempo e sorte para que uma determinada informação seja copiada (e aí pode ser até pela câmera de celular do terceirizado que realiza a limpeza no local) e vender a informação no mercado negro.

Contudo, é necessário se preocupar ainda mais com as informações da empresa e não achar que uma simples tarefa de limpar a sala do chefe da empresa é mais uma das tarefas comuns e simples que a empresa precisar executar e que não precisa de permissão para entrar. Todo o acesso tem que ser documentado, registrado e se possível, coloque um segurança dentro da sala para certificar que as informações continuarão protegidas e seguras.

E você, entra da sala do chefe da empresa sem permissão?

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s