Google Glass: Uma invasão de privacidade?


Foi notícia em todo o Mundo sobre a entrega dos primeiros Googles Glass aos felizardos detentores que irão se satisfazer com mais esse “mimo” tecnológico tão requisitado e esperado em obter um aparelho para si, pelo resto da Humanidade que não foi contemplada nesse primeiro momento.

O Google Glass é um dispositivo semelhante a um óculos, que fixados em um dos olhos, disponibiliza uma pequena tela acima do campo de visão. A pequena tela apresenta ao seu utilizador mapas, opções de música, previsão do tempo, rotas de mapas, e além disso, também é possível efetuar chamadas de vídeo ou tirar fotos de algo que se esteja a ver e compartilhar imediatamente através da Internet.

Em vídeo publicado no YouTube, o desenvolvedor de softwares Dan McLaughlin dá suas primeiras impressões sobre o aparelho. Ele diz que todas as informações que acompanham o Glass são bem intuitivas, assim como o funcionamento. Para tirar uma foto, basta clicar uma vez no botão da câmera e, para filmar, clicar e segurar.

O display do Google Glass é equivalente a uma tela de 25 polegadas de alta definição visualizada a uma distância de 2,5 metros. A câmera tem 5 megapixels e grava vídeos com resolução de 720p. O áudio, em vez dos tradicionais fones de ouvido, é transmitido por condução óssea.

O produto tem conexão Wi-Fi e Bluetooth. Para armazenamento, 16Gb de memória Flash, sendo 12Gb livres para uso. O Glass também pode ser sincronizado com o Google Drive.

Mas o que nos chama mesmo a atenção é a expectativa legal quanto ao seu uso em locais privados. Recentemente, alguns parques aquáticos e restaurantes dos EUA já decretaram que vão proibir o uso desse equipamento em seus estabelecimentos para garantir a privacidade de seus clientes.

Realmente, pensando em um parque aquático, tudo fica mais fácil entender o por quê de se proibir o uso do Google Glass no local mas não creio que seja um problema legal de privacidade, e sim na possibilidade de uma enxurrada de processos contra danos morais que seriam movidos contra o parque se os visitantes forem filmados pelo equipamento e suas silhuetas corporais (muitos, diga-se de passagem, vão conseguir a dura realidade de ver como o seu corpo realmente se apresenta para o mundo e que o dono tende a negar mesmo se olhando no espelho) e tendo as suas curvas sendo exibidas no youtube para o mundo se esbaldar, achando tudo uma graça. Seu patrão ou patroa será que vai gostar de te ver nos momentos de lazer?

Imagine em um filme que está passando no cinema e tem a sua estreia totalmente filmada com um óculos desse. Para os amantes do cinema, uma maravilha! Filmes cada vez mais recentes sendo postados na grande rede em menor tempo possível. Tragédia para os empresários do ramo do cinema. Se hoje já é difícil conter a invasão de máquinas digitais nas sessões de pré-lançamento, imagina com o uso do Google Glass agora.

Contudo, o que mais me interessa por esse assunto parece ser o momento mais comum possível: um bate papo entre amigos, pode ser na rua ou na casa de um deles. Já imaginou que toda a conversa pode está sendo gravada pelo equipamento e os envolvidos nem saberem disso?

Pense um pouco mais além, em um ponto de ônibus, as pessoas comentando sobre o chefe, a vizinha e os assuntos mais diversos possíveis. Tudo isso, acabando parar na grande rede da internet. Seria uma invasão de privacidade? Será que temos que pressupor que todos que estiverem usando o Google Glass estarão gravando o tempo todo nossas conversas?

Claro que muita coisa ainda será discutida, mas como a tecnologia anda muito rápida, não podemos perder tempo. Precisamos analisar logo as consequências do uso de uma nova tecnologia antes que ela engula as nossas próprias ações cotidianas e passemos de uma vida social amigável para uma vida totalmente virtual em guerra.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s