O que pensar antes de adquirir ferramentas forenses – Parte 2


Algumas características importante devem ser observadas antes de se comprar um software forense para evitar a perda de todo o trabalho dispensado na busca de evidências ou recuperação de arquivos apagados. Quando for necessário pesquisar se em um disco rígido do computador existe alguma imagem pornográfica, precisamos fazer uma cópia desse disco rígido e trabalhar em cima da cópia, para evitar alteração desastrada no disco original.

Uma ferramenta forense não pode permitir que seja feito a cópia do disco que sofrerá a investigação no próprio disco em questão, pois senão o estrago estaria feito e informações preciosas destruídas. É necessário fazer uma imagem idêntica do disco em outra mídia de armazenamento, como um disco rígido externo por exemplo. Dessa forma, a integridade das informações no disco original estará preservada e em qualquer necessidade de apresentar uma contraprova (situação que a parte contrária no processo pode solicitar que outro perito faça o processo de investigação no disco) o resultado da perícia seja o mesmo.

No momento que se pensa em adquirir uma ferramenta, tem que ser levado em conta a questão do suporte técnico ao programa no caso de dificuldade de uso. Nem sempre os manuais que acompanham o produto são bem detalhados tecnicamente. Um bom relacionamento entre o fabricante ou representante do software forense com o consumidor final demonstra qualidade do produto e compromisso com o mercado.

Verifique nas condições comerciais se existe a possibilidade de atualização de versão quando o fabricante disponibilizar no mercado um produto mais elaborado com novos recursos. Caso a venda do programa forense for atrelado com uma licença de uso que possui validade, pergunte o prazo de expiração da licença e os futuros valores na possibilidade de renovação da licença. Essas informações são fundamentais para se escolher um software de qualidade pois o valor de venda normalmente é um desestimulante para muito perito.

Obter informação de outros especialistas no meio forense também ajuda na escolha de uma ferramenta que irá atender às suas necessidades. Por falta de informação ou por acreditar em tudo em que o vendedor fala, algumas pessoas podem comprar um ótimo programa pagando o seu valor mas no final, não vai ser utilizado nem a metade dos recursos que a ferramenta oferece. Jamais compre algo pela emoção, tenha a razão como a palavra final de sua decisão.

Analise a capacidade que o software possui de personalizá-lo conforme às suas necessidades, entretanto, certifique-se que não levará muito tempo para configurar o programa e fazê-lo funcionar. As vezes, o perito forense precisa se adequar ao sistema e isso requer uma certa alteração no seu modo de trabalho. Mas mesmo assim, apesar desse inconveniente, considerando os pontos positivos que a ferramenta oferece, vale a pena adquirir sabendo do potencial do programa.

A qualidade de uma ferramenta está diretamente ligada ao compromisso que o fabricante tem com o mercado forense, buscando inovações tecnológicas, oferecer um suporte especializado para o consumidor final e outros pontos importantes que demonstram a competência do fabricante. O perito precisa analisar há quanto tempo a empresa comercializa o software forense, qual o grau de estabilidade econômica da empresa e se há recentes investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas versões.

Compare as ferramentas existentes no mercado para escolher um programa que irá atender as expectativas do profissional e por um preço justo. Para facilitar a comparação, crie uma lista de características e funções que o programa forense deve ter no seu funcionamento, especificando a importância que cada item de sua lista. Por exemplo, para cada item, atribua uma classificação entre necessário, conveniente ou desnecessário.

Um função apontada como “necessário” quer dizer que a ferramenta que se está procurando no mercado, ela tem que possuir tal função. Dessa forma, após classificar todos os itens de sua lista, será mais fácil encontrar o software que tenha as características e funções necessárias. Basta uma opção de sua lista marcada como necessário não existir no sistema para que ele fique de fora de sua futura aquisição. Ou seja, comece pelos itens mais importantes e necessários para ganhar tempo na procura de ferramenta forense. Caso várias ferramentas possuam todos os itens marcados como necessário, compare com a classificação “conveniente”.

Os itens marcados como “conveniente” podem ser o diferencial em sua decisão na aquisição de um programa forense. Nessa classificação, identifique os itens que seriam interessante existir na ferramenta forense como algo a mais. Lembrando que marcar uma função como “conveniente” é como se você optasse pela ferramenta que tivesse essa opção mas não é um item fundamental para concretizar a sua escolha.

E por fim, identifique na sua lista aquelas funções ou características que você não se importa se a ferramenta forense possui ou não o item. Dessa forma, aquilo que não for o mais essencial para o funcionamento de seu trabalho, pode ser o item de desempate no momento da escolha de qual ferramenta forense você vai adquirir.

O mercado pode ser tão promissor que determinados profissionais especializados preferem montar um laboratório forense em grupo, formando um empresa com objetivo de realizar investigações forense. Dessa forma, os custos serão divididos entre os sócios assim como a decisão de se escolher a ferramenta ideal para o trabalho. Deve ser levado em conta a experiência de cada um, as expectativas de futuros trabalhos em várias áreas de atuação e a disposição de todos em querer crescer profissionalmente e serem reconhecidos pelos resultados alcançados pelas decisões corretas tomadas antes de se adquirir os programas que serão as ferramentas de trabalho do grupo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s