A infraestrutura de um laboratório forense


No aspecto da infraestrutura de um laboratório forense, o perito tem que se preocupar em diversas vertentes para evitar alguns erros clássicos de projeto e concepção de que basta separar um cômodo da casa para utilizar como local de trabalho para realizar as atividades de perícia que está tudo bem. Quem se sujeita a esse raciocínio não deve está levando em consideração o valor das informações que o profissional carrega consigo no processo de investigação.

O cuidado especial quanto ao laboratório é certificar-se que o local escolhido possua segurança e que ninguém conseguirá entrar no espaço restrito sem ser notado ou que a sua entrada seja facilitada por ausência de obstáculos naturais. A existência de pelo menos uma porta já é o suficiente para minimizar os riscos. Não adianta também ter todo o cuidado em trancar a porta e manter a chave em local público e de conhecimento de todos da casa.

O material empregado na construção do laboratório deve ser de material resistente, que aguente altas temperaturas em caso de incêndio, pelo menos o tempo que for necessário para que as primeiras ações de socorro sejam tomadas. Produtos inflamáveis devem ser evitados para não atrapalhar ainda mais em caso de incêndio. A qualidade do material utilizado será determinante para que os problemas eventuais não se tornem ainda piores do que realmente deveria ser em caso de sinistro.

O local em que será usado para realizar a perícia não deve ter nenhum outro tipo de abertura a exceção da porta de acesso, evitando assim diversas entradas ao ambiente e, consequentemente, mais rigor no controle de acesso ao laboratório forense. As janelas também não podem ser de fácil acesso e o ideal é que se tenha uma tranca na janela para possibilitar o fechamento interno.

No projeto de instalação do computador forense, em hipótese nenhuma é recomendável que se instale o monitor voltado para a janela ou porta de acesso. Como as informações e o processo de investigação são confidenciais, tem que existir um zelo por parte do perito na divulgação desses dados. Um monitor voltado para uma janela ou porta de acesso, é o mesmo que ligar o monitor e deixar que pessoas estranhas observem o trabalho de perícia, permitindo o acesso de dados sigilosos a terceiros, sem autorização.

Recentemente, entrou em vigor a nova norma regularizadora de padronização de tomadas de energia, a norma 14136 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que estabelece que em novas instalações elétricas, os plugues devem ser padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pinos redondos com 3 terminais, sendo um terminal terra. Com isso, o objetivo dessa norma é diminuir os riscos de choques elétricos. Portanto, instale as tomadas de energia no novo padrão e em locais de fácil acesso, contribuindo para um aumento na segurança das instalações elétricas de seu laboratório.1

Dentro do planejamento da infraestrutura do laboratório forense, não se esqueça de planejar os equipamentos de supressão de fogo, ou seja, os conhecidos extintores. Eles possuem uma grande importância nos momentos de perigo quando o fogo começar a tomar conta do local. Utilizando o extintor com a carga correta, há uma grande probabilidade de se minimizar os prejuízos. Todavia, nada adianta disponibilizar os extintores dentro e fora do ambiente de atividades periciais se o perito não souber manusear o equipamento contra incêndio.

É necessário o devido treinamento quanto ao uso do extintor pelas pessoas que irão trabalhar dentro do laboratório forense. Os extintores devem ser instalados em local de fácil acesso e devem conter uma identificação da localização deles para que em uma emergência, não se perca tempo procurando esses equipamentos. Mantenham sempre carregados e verifique periodicamente a validade dos mesmos, evitando surpresas desagradáveis em momento de desespero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s