O espaço físico de um laboratório forense


Um dos aspectos importantes e relevantes para o sucesso dos casos em que o perito forense irá cuidar é em relação ao espaço físico do laboratório forense. Deve ser um espaço estruturado que permita a entrada e saída de peritos de forma a não prejudicar o andamento dos trabalhos. O espaço físico deve permitir a instalação de algumas mobílias que auxiliarão nas atividades periciais, tais como: estante para o acervo de livros forenses, bancada que servirá de apoio aos equipamentos eletrônicos, etc.

A existência de um laboratório forense dentro de casa, requer um pouco de privacidade e a necessidade de se delimitar o ambiente de trabalho com o da moradia. Não se pode confundir os dois espaços pois ambos possuem características opostas, necessidades diferentes. As visitas de parentes ou acesso de terceiros dentro da casa, deverão ficar restritos na área da moradia, não sendo permitido a entrada alheia no laboratório, evitando-se comprometimento do trabalho de investigação e garantindo a correta custódia do material em posse do perito.

O projeto do espaço escolhido deve ser o mais completo possível e nesse caso, um fator importante que não se pode deixar de lado é sobre a iluminação do ambiente. É fundamental que exista no local de trabalho uma iluminação farta, abundante, não sendo permitido o desenvolvimento de uma perícia na penumbra. As condições devem ser as mais satisfatórias pois não é esperado de um perito analisar dados e buscar evidências, dentro de seu laboratório, utilizando lanternas nem velas acessas. Todavia, é preciso planejar a intensidade da luz com a necessidade, evitando desperdício e problemas na conta de energia no fim do mês.

Nas atividades de perícia dentro do laboratório, poderão surgir alguns problemas que necessitarão de ajuda especializada e nesse momento, o perito deve possuir uma lista de número de serviços de emergência que serão acionados conforme a necessidade. Tenha em local visível esses números como bombeiro, polícia, hospital, etc. É válido manter um cadastro de pessoas próximas que poderão auxiliar nos primeiros socorros, evitando maiores problemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s