Orçamento para montar um laboratório forense


A fase crucial e uma das mais importantes no processo de construção do local de trabalho do perito digital é a fase do orçamento. Em muitos casos, vários profissionais acabam se iludindo e planejam um laboratório além de sua necessidade, gerando gastos desnecessários e subutilizando o espaço, acreditando que um local de trabalho para um investigador forense tem que ser bonito e atraente.

A primeira coisa que o perito tem que levar em conta no momento de planejar o seu ambiente de trabalho é o quanto de investimento ele está disposto a pagar em virtude dos futuros casos de investigação. Não adianta montar um palácio se não houver nenhuma expectativa de trabalho em curto prazo. A sofisticação do laboratório tem que ser realizado na proporção que os casos vão aparecendo e as necessidades por maiores investimentos forem surgindo.

Verifique nos órgãos públicos especializados as estatísticas de crimes eletrônicos em sua região e as possíveis demandas de serviços especializados que necessitarão de mão de obra forense. Será muito interessante para o judiciário saber que existe um perito digital com laboratório forense na região, que poderá auxiliar as decisões dos magistrados em virtude que o meio público carece de investimentos nessa área.

Entretanto, dependendo do espaço delimitado para uso nas investigações forense, será necessário contratar pessoal, realizar treinamentos, adquirir programas forense, computadores, peças eletrônicas de reposição e outros itens que devem ser levados em consideração no momento do planejamento da montagem do laboratório forense, assim, evita-se um surpresa indesejada na fase de desenvolvimento do projeto como falta de recursos para terminar a obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s