Resumo do ICCYBER 2012 – Brasília – DF


Nos dias 26,27 e 28 de setembro de 2012, em Brasília – DF, ocorreu o evento tão esperado do ano, o ICCYBER 2012 – Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos. Nas plenárias dos auditórios A e B, ocorreu a abertura oficial do evento e logo após, realizado a primeira palestra do evento com o tema “Computação Forense: Pesquisas Atuais e Perspectivas” – SEPINF/PF.

Os presentes ao evento eram de vários países de diversos continentes, em especial os representantes do FBI, Exército Colombiano, Policiais do Reino Unido, Peritos da Itália além de nossos representantes do Brasil, com peritos da Polícia Federal, Civil, Exército Brasileiro, ABIN e outros.

Diversos assuntos foram tratados no ICCYBER 2012, divididos em 4 auditórios com palestras em paralelo abordando as diversas temáticas como Palestras Técnicas, Sistema Financeiro, Direito Digital, Treinamento e Desafio Forense.

Todavia, não seria diferente encontrar profissionais da área do Direito e da Perícia Forense discutindo sobre a Legislação Existente e os Projetos em Tramitação sobre os Crimes Cibernéticos, matéria essa que foi debatida por profissionais renomados como Renato Opice Blum da Opice Blum Advogados Associados, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia – OAB-SP, Carlos Eduardo Sobral da  SRCC/PF e Marcos Vinicius Garcia Lima da SEPINF/PF.

Os casos reais demonstrados no evento, em especial por Peritos da Polícia Federal sobre os processos de investigação de vários crimes de pedofilia, trouxe à sociedade que existem diversos meios de se investigar um crime e para tanto, realizando as etapas da investigação com seriedade e técnicas forenses, a autoridade policial consegue com sucesso encontrar a autoria, a materialidade e conexão entre os fatos relatados e as provas obtidas nas diligências policiais.

Contudo, o evento é um encontro internacional de profissionais focados em perícia forense e que a cada ano, trocam as suas experiências com a comunidade de peritos e interessados da área, aumentando assim os conhecimentos e técnicas forenses que estão sendo utilizadas nas investigações e perícias, ocasionando em uma conferência de qualidade e de referência na área de computação forense.

Em breve, estarei publicando artigos especificamente em cada palestra do evento que em participei para disseminar o conhecimento sobre os assuntos abordados no ICCYBER 2012, principalmente para os profissionais e estudantes que por motivo maior, não puderam está presentes ao evento.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s