Zappiens.br disponibiliza acervo multimídia da UNICAMP


Colaboração: Márcio Martins

Data de Publicação: 12 de junho de 2011

O Zappiens.br, serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa, passa a disponibilizar o material multimídia produzido pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, são 1140 vídeos que abordam desde temas culturais, como um passeio pelo Teatro Nô, através de ilustrações, fotos e performances apresentadas pelo performer japonês Toshi Tanaka, até conteúdos didáticos do corpo docente da universidade.

O conteúdo do portal CameraWeb, da UNICAMP, vem enriquecer o acervo já disponível no Zappiens.br, composto originalmente por vídeos do Arquivo Nacional, da Universidade de São Paulo, de universidades atendidas pela RNP, do portal Zappiens.pt, da FCCN de Portugal, e do próprio NIC.br, ultrapassando a marca de 10.000 títulos.

Outras instituições que possuam acervos multimídia também podem integrá-los e compartilhá-los no Zappiens.br. aumentando sua visibilidade na rede; e aquelas que têm arquivos digitalizados (mas ainda não disponíveis na Web) podem utilizar o Portal como repositório, ao solicitar espaço para armazenamento ao CGI.br.

O Zappiens.br é uma iniciativa do CGI.br, executada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações do NIC.br (CEPTRO.br) em parceria com o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LARC/EPUSP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Fonte: Dicas-L

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s