Twitter ajuda a driblar Lei Seca em SP


Twitter ajuda a driblar Lei Seca em SP

SÃO PAULO – Um perfil no Twitter tem ajudado os paulistanos que gostam de dar uma esticadinha no happy hour depis do trabalho e voltar para casa dirigindo. A conta @LeiSecaSP informa em tempo real os pontos onde as operações da Polícia Militar estão acontecendo.

Apoiada na combinação trânsito mais celular, a conta foi inspirada no modelo do @LeiSecaRJ, criada em junho de 2009 e hoje com 66 mil seguidores. “Como eles, também sou contra as abordagens policiais para cumprimento da lei”, diz o responsável pelo perfil, o paulistano J.J., 35 anos.

Todas as informações sobre #bols – abreviação para Blitz da Operação Lei Seca – são enviadas pelos próprios seguidores por meio de celulares e smartphones. As mensagens são encaminhadas via Direct Message e republicadas automaticamente na sequência, segundo J.J.. Assim se dá a eficácia do sistema, que é praticamente capaz de informar a situação de todas as principais vias da capital em um sábado à noite.

Atualmente com 5.689 seguidores, a conta se espalhou de forma viral pela rede. “Na verdade, se o LeiSecaSP não fosse criado por mim, com certeza iria ser criado por outra pessoa”, argumenta ele.

O perfil também conta com um blog, que explica o funcionamento do serviço e informa as penas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para quem dirige sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa. A infração é considerada gravíssima e provoca a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Mesmo consciente dos riscos, J.J. provoca uma discussão a favor do seu ponto de vista. “Existem duas situações: uma é beber e dirigir e a outra é dirigir bêbado. Eu não dirijo bêbado. Tenho 35 anos, sou casado e tenho responsabilidade. Nas abordagens policiais, deveria haver testes que submetessem a capacidade do condutor de conduzir o veículo naquele momento. O bafômetro não quer dizer nada, ou seja, ele só fala que você bebeu e pronto. É aí que está o problema desta lei”, afirma ele.

Fonte: Info Plantão (http://info.abril.com.br/noticias/internet/twitter-ajuda-a-driblar-lei-seca-em-sp-01062010-3.shl)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s