Britânico se diz infectado por vírus de PC


SÃO PAULO – O pesquisador britânico Mark Gasson, da Universidade de Reading, diz ser o primeiro ser humano infectado com um vírus de computador. A “contaminação” na verdade ocorreu em um chip eletrônico implantado na mão de Gasson, mas, segundo o cientista, a experiência alerta para riscos sérios a que as pessoas estão expostas com o uso de aparelhos como marcapassos e implantes eletrônicos.

O chip que Gasson tem implantado na mão é utilizado para liberar portas e ativar seu celular, segundo a rede britânica BBC News. “Uma versão sofisticada dos chips de identificação utilizados para marcar animais”, explica o jornal. Em experiências, o pesquisador demonstrou que um chip desses ainda pode passar o vírus de computador para sistemas de controle externos, o que comprometeria outros chips implantados que também estivessem conectados ao sistema.

Aparelhos médicos implantados como marcapassos, implantes cocleares (para pessoas surdas), e sistemas de monitoramento clínico, que já existem, poderão correr o risco de ser contaminados por aplicativos mal intencionados, afirmou Gasson, que prevê que a tecnologia será cada vez mais usada no futuro

O professor Rafael Capurro, do Instituto de Ética da Informação Steinbeis-Transfer, na Alemanha, considerou a pesquisa interessante. “Se alguém for capaz de obter acesso online a seu implante pode ser algo sério”, disse.

Fonte: Info Abril (http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/britanico-se-diz-infectado-por-virus-de-pc-26052010-47.shl)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s