Visualizando o conteúdo do Thumbs.db


Continuando na linha forense, escrevo esse artigo importante sobre a preocupação quanto aos arquivos gerados pelo sistema operacional Windows e que o usuário nem sabe para que existem. Quanta informação é armazenada em nossos computadores e nem damos valor a esses arquivos tão “inofensivos”.

Em uma pasta contendo aquivos de imagens, se um dia você selecionou a forma de visualização “miniaturas”, com certeza encontrará um arquivo com o nome de Thumbs.db. A razão de existência desse arquivo é criar um cache das imagens em miniatura para agilizar o aparececimento das imagens pequenas na visualização dentro da própria pasta, no windows explorer.

Sem esse arquivo, quando você acessa, por exemplo, dentro da pasta “Meus Documentos” a pasta “Minhas Imagens”, caso tenha 100 arquivos de fotos, e você selecionar a opção de visualização “miniaturas”, vai demorar um certo tempo para que o windows mostre a miniaturas de todas as fotos. Ao final de abrir todas as fotos, será criado o arquivo Thumbs.db, com o cache das miniaturas. Quando entrar novamente nessa mesma pasta, e visualizar as miniaturas, as fotos já estarão carregadas (miniaturas) pois foram carregadas diretamente do cache.

Mesmo se você apagar as fotos da pasta e manter o arquivo Thumbs.db no diretório, o perito poderá abrir esse arquivo em uma ferramenta forense, como por exemplo, o Thumbs.db Viewer e visualizar todas as fotos em miniatura, que um dia, estavam armazenadas dentro da pasta.

 

Anúncios

Uma resposta em “Visualizando o conteúdo do Thumbs.db

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s