Diferença entre cluster e setor de um Disco Rígido (HD)


Algumas pessoas quando falam sobre disco rígido, se confundem quando formatam o HD (hard disk). As vezes, ficam na dúvida se a formatação no disco foi física ou lógica.

Bem, a formatação física só acontece quando o HD sai de fábrica, onde durante o processo de fabricação do disco rígido, acontece a formatação física do dispositivo, onde é gravado na placa lógica do equipamento a tabela de endereçamento das áreas de armazenamento do HD.

Ou seja, existe um processo em que o disco é “mapeado” em setores, cada um com seu endereço físico e então, é gravado na tabela esse endereçamento que mais tarde, será utilizado pelo Sistema Operacional para organizar as informações alí gravadas.

Quando se fala setor, trata-se da menor porção física de um HD, ou seja, é o endereço mapeado no próprio disco rígido, com tamanho de 512 bytes cada.

O cluster, é um conjunto de setores, em que o Sistema Operacional reconhece e se organiza para gravar as informações lógicas. Como o setor, o cluster também é a menor tamanho que o SO (Sistema Operacional) reconhece, sendo assim, o cluster a menor unidade de informação lógica.

Quando se formata logicamente o HD, estamos limpando e habilitando no disco rígido, a capacidade de se instalar um Sistema Operacional que vai reconhecer os cluster, local onde o sistema de arquivo será gravado, bem como outras informações.

Resumidamente:

Setor: a informação alí contida é sempre Positivo ou Negativo, Magnetizado ou Desmagnetizado, zero ou um, etc.

Cluster: a informação lógica alí contida são dados, informações possíveis de interpretação pelo Sistema Operacional.

Quando é utilizado alguma ferramenta forense para checar as informações no Slack Space, a ferramenta retorna com os dados classificando por cluster, e não por setor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s