Razões para ataques digitais


Com a evolução da tecnologia, é possível observar através da mídia, que fatos novos estão ocorrendo ao nosso redor, principalmente os chamados “Ataques Digitais” em que pessoas com má índole, se utilizam dos meios (recursos) tecnológicos para efetuar algumas ações desaprovadas pela sociedade.

Para tanto, podemos destacar algumas razões para a ocorrência desses ataques digitais:

1 – Experimentação e desejo de “Script Kidder” em aprender

Os chamados “Script Kidder” são pessoas que pegam os programas maliosos já pronto e utilizam na internet para obter vantagens ilícitas, procurando aprender sobre como funciona o respectivo software e quais as consequências que ele trás, principalmente as que dão retorno ficanceiro aos seus usuários. Mas na realidade, essas pessoas não sabem sequer fazer um programa.

2 – Necessidade psicológica

Realmente, em uma sociedade como a nossa que muitos querem “chamar a atenção”, o meio utilizado para tal é praticar ações que possam aumentar a credibilidade daquele indivíduo que praticou o ilícito, tornado-o “visível” para a sociedade. Ele necessita fazer algo em que acredita que todos irão valorizar os seus atos, mesmo que executando ataques digitais.

3 – Espionagem – Comercial ou Governamental

No momento atual, em que a concorrência no mercado é ferrenha, comete-se os crimes digitais para tentar obter informações comerciais privilegiadas que possam contribuir para um sucesso fincanceiro. Pode-se utilizar ataques para desestabilizar um concorrente durante uma licitação pública, interromper ou prejudicar os canais de comunicação de um possível concorrente durante um pregão eletrônico, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s