Apagando o histórico de comandos digitados na shell: bash_history


Quero esclarecer que não estou fazendo apologia para encobrir certas atitudes reprováveis mas, estou indicando uma forma de como apagar os rastros deixados ao digitar comandos na shell (Sistema Linux). Não me pergutem qual seria o motivo para tal ação, apenas estou disponibilizando a informação que, para alguns, podem ter seus motivos para executar tal procedimento.

Toda vez que entramos na shell do linux (console) para executarmos comandos, o linux vai gravando um histórico dentro do arquivo ~/bash.history, funcionamento esse idêntico ao antigo Doskey (Sistema Windows). Isso visa facilitar aos administadores de sistemas, a otimizar o tempo e buscar no histórico, os comandos que são mais executados e evitar perda de tempo para redigitá-los.

Assim, nesse momento, você deve ter em seu arquivo bash_history, todos os comandos que você executou nos ultimos tempos, lógico que depende do tamanho de buffer que esse arquivo irá suportar e armazenar os comandos digitados. Mas vamos ao propósito do artigo.

Para visualizar o conteúdo do history, você pode salvar em arquivo com o comando “cat ~/bash_history > log” (não digite com as aspas) e depois visualize o conteúdo do arquivo log  “cat log” (sem as aspas).

Agora, para apagar o histórico dos comandos, digite “rm ~/bash_history” (sem as aspas) e pronto.  Uma dica para os administradores de sistemas: rode no cron, um script para que de tempo em tempo, seja armazenado o conteúdo do arquivo bash_history em um  arquivo de log para futuras auditorias.

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito.

Anúncios

2 respostas em “Apagando o histórico de comandos digitados na shell: bash_history

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s