Quando instalei o wine em meu notebook na plataforma Linux 64 bits, imediatamente verifiquei que algo estava errado com a fonte pois, quando fui abrir o internet explorer pelo wine, não conseguia vizualizar nada, as letras estavam embaralhadas e não tinha como decifrar o que cada menu do browser queria dizer.
Pesquisando na internet, observei que durante a instalação do wine, ele seleciona como fonte padrão “Tahoma” e na instalação do linux, pelo menos na distribuição Ubuntu, a fonte padrão que é usado é o “MS Sans Serif”. Com isso, quando o Wine é executado, a fonte procurada é aquela que não está instalada na distribuição do linux, e assim, não é possível visualizar nada na tela, pois o wine tenta carregar a próxima fonte.
Para corrigir esse problema, a solução é simples, edite o arquivo system.reg, que se encontra em /home/nomedoprofile/.wine/ e substitua “MS Shell Dlg”=”Tahoma”, “MS Shell Dlg 2″=”Tahoma” por “MS Shell Dlg”=”MS Sans Serif” e “MS Shell Dlg 2″=”MS Sans Serif”.
Salve e execute algora qualquer aplicativo pelo Wine. A fonte carregada é a do próprio linux e agora, você poderá entender as letras das aplicações rodando no Wine.
Roney Mëdice
Analista de Sistemas e Bacharel em Direito
Excelente dica já tive muitos problemas com o wine no passado mais hoje me dia o projeto amadureceu muito(mais ainda existe um longo caminho pela frente…).
[]’s
E olha que esse é um dos problemas que o Wine possui, se não for o mais simples deles. A dificuldade que vejo nesse projeto do Wine, é utilizar muita das vezes, drivers que não são nativos do próprio linux, como as placas de video com aceleradora de gráfico. Aí, dependemos e muito, da importação e compatibildiade dos pacotes desenvolvidos pela comunicadade linux para que possamos utilizar o Wine em sua plenitude de recursos.
Valeu pelo comentário e um grande abraço.
Roney Mëdice
Resolveu o problema do menu mais em outros programas no corpo do programa as fontes continuam embaralhadas
Prezado,
Pode ser que no seu caso, seja melhor instalar o “wine-doors”, um projeto com mais recursos e programas compatíveis para rodar no wine. Teste esse projeto e verifique se resolve o problema das fontes.
não funcionou ubuntu (intrepid)
No intrepid, aconteceu o que? A fonte continua errada?
Também uso o Ubuntu Interpride e não adiantou, nem com wine-doors, a fonte continua borrada, ilegível. Será que isso é um problema dessa versão do Ubuntu?
Bárbara,
Comprei um notebook novo e acabei instalando o Ubuntu 8.10, e instalei o pacote KDE 4. Por incrível que pareça, meu wine apresenta o mesmo problema que vocês estão me relatando. A fonte ainda continua borrada, vou tentar algumas configurações e assim que consegui, passo para vocês a receita passo a passo.
Abraços,
Olá, meu Ubunto Itrepide 8.10 atualizou pra 9.04 e as fontes do wine já estão legíveis! só o meu wine doors que eu nao consigo configurar. Mas isso é o de menos! Grata pela ajuda.
Pessoal,
Uma sugestão que vai resolver o problema de vocês, pois resolveu o problema do wine. Atualizem para o Ubuntu 9.04. Agora a fonte do wine está correta, sem está “borrada”.
eu não acho o caminho /home/nomedoprofile/.wine/ a.wine não esta la verção do linux ubuntu 10.10
André,
Você instalou o wine pelo repositório oficial do ubuntu? Se sim, tem que está, o caminho é /home/nomedousuario/.wine caso a instalação do wine não foi feita pelo repositório, o wine pode está instalado em /opt
Digite o comando abaixo e verifique onde está o wine:
locate wine
Se não tiver o locate, instale o pacote com:
sudo apt-get install locate
Roney Médice
bom concigui achar apasta mandando abrir pelo terminal dando xdg-open .wine mas não entendi qual arquivo devo auterar la eu tenho a pasta “dosdevices, drive_c” e os arquivos “system.reg, user.reg e userdef.reg” ai não entendi onde fasso a auteração na qual vc indica acima?!?!?
André,
Edite o arquivo system.reg e substitua “MS Shell Dlg”=”Tahoma”, “MS Shell Dlg 2″=”Tahoma” por “MS Shell Dlg”=”MS Sans Serif” e “MS Shell Dlg 2″=”MS Sans Serif” que existe dentro desse arquivo.
Roney Médice
perfect my brother muito obrigado funciono de boa te devo uma hehehe