Corrigir problema de fonte no Wine


Quando instalei o wine em meu notebook na plataforma Linux 64 bits, imediatamente verifiquei que  algo estava errado com a fonte pois, quando fui abrir o internet explorer pelo wine, não conseguia vizualizar nada, as letras estavam embaralhadas e não tinha como decifrar o que cada menu do browser queria dizer.

Pesquisando na internet, observei que durante a instalação do wine, ele seleciona como fonte padrão “Tahoma” e na instalação do linux, pelo menos na distribuição Ubuntu, a fonte padrão que é usado é o “MS Sans Serif”. Com isso, quando o Wine é executado, a fonte procurada é aquela que não está instalada na distribuição do linux, e assim, não é possível visualizar nada na tela, pois o wine tenta carregar a próxima fonte.

Para corrigir esse problema, a solução é simples, edite o arquivo system.reg, que se encontra em /home/nomedoprofile/.wine/ e substitua “MS Shell Dlg”=”Tahoma”, “MS Shell Dlg 2″=”Tahoma” por “MS Shell Dlg”=”MS Sans Serif” e “MS Shell Dlg 2″=”MS Sans Serif”.

Salve e execute algora qualquer aplicativo pelo Wine. A fonte carregada é a do próprio linux e agora, você poderá entender as letras das aplicações rodando no Wine.

Roney Mëdice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito

Anúncios

15 respostas em “Corrigir problema de fonte no Wine

  1. Excelente dica já tive muitos problemas com o wine no passado mais hoje me dia o projeto amadureceu muito(mais ainda existe um longo caminho pela frente…).

    []’s

  2. E olha que esse é um dos problemas que o Wine possui, se não for o mais simples deles. A dificuldade que vejo nesse projeto do Wine, é utilizar muita das vezes, drivers que não são nativos do próprio linux, como as placas de video com aceleradora de gráfico. Aí, dependemos e muito, da importação e compatibildiade dos pacotes desenvolvidos pela comunicadade linux para que possamos utilizar o Wine em sua plenitude de recursos.

    Valeu pelo comentário e um grande abraço.

    Roney Mëdice

  3. Resolveu o problema do menu mais em outros programas no corpo do programa as fontes continuam embaralhadas

  4. Prezado,

    Pode ser que no seu caso, seja melhor instalar o “wine-doors”, um projeto com mais recursos e programas compatíveis para rodar no wine. Teste esse projeto e verifique se resolve o problema das fontes.

  5. Também uso o Ubuntu Interpride e não adiantou, nem com wine-doors, a fonte continua borrada, ilegível. Será que isso é um problema dessa versão do Ubuntu?

  6. Bárbara,

    Comprei um notebook novo e acabei instalando o Ubuntu 8.10, e instalei o pacote KDE 4. Por incrível que pareça, meu wine apresenta o mesmo problema que vocês estão me relatando. A fonte ainda continua borrada, vou tentar algumas configurações e assim que consegui, passo para vocês a receita passo a passo.

    Abraços,

  7. Olá, meu Ubunto Itrepide 8.10 atualizou pra 9.04 e as fontes do wine já estão legíveis! só o meu wine doors que eu nao consigo configurar. Mas isso é o de menos! Grata pela ajuda.

  8. Pessoal,

    Uma sugestão que vai resolver o problema de vocês, pois resolveu o problema do wine. Atualizem para o Ubuntu 9.04. Agora a fonte do wine está correta, sem está “borrada”.

  9. eu não acho o caminho /home/nomedoprofile/.wine/ a.wine não esta la verção do linux ubuntu 10.10

  10. André,

    Você instalou o wine pelo repositório oficial do ubuntu? Se sim, tem que está, o caminho é /home/nomedousuario/.wine caso a instalação do wine não foi feita pelo repositório, o wine pode está instalado em /opt

    Digite o comando abaixo e verifique onde está o wine:

    locate wine

    Se não tiver o locate, instale o pacote com:

    sudo apt-get install locate

  11. Roney Médice

    bom concigui achar apasta mandando abrir pelo terminal dando xdg-open .wine mas não entendi qual arquivo devo auterar la eu tenho a pasta “dosdevices, drive_c” e os arquivos “system.reg, user.reg e userdef.reg” ai não entendi onde fasso a auteração na qual vc indica acima?!?!?

  12. André,

    Edite o arquivo system.reg e substitua “MS Shell Dlg”=”Tahoma”, “MS Shell Dlg 2″=”Tahoma” por “MS Shell Dlg”=”MS Sans Serif” e “MS Shell Dlg 2″=”MS Sans Serif” que existe dentro desse arquivo.

  13. Roney Médice

    perfect my brother muito obrigado funciono de boa te devo uma hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s