Como exportar os contatos armazenados no Outlook Express para o Outlook


A semelhança entre o Outlook e o Outlook Express, para a frustração dos usuários, não vai além do nome e da capacidade de gerenciar o correio eletrônico. Os dois programas da Microsoft são bem diferentes, principalmente na forma de armazenar endereços. O leve Outlook Express, companheiro inseparável do Internet Explorer, guarda os contatos no Catálogo de Endereços do Windows, enquanto o Outlook, componente do Office, cria um banco de dados com formato próprio. Não há como sincronizar os dois, mas é possível transferir os dados do Express para o Outlook sem dramas na conversão de formatos.
A maneira mais simples de fazer a transferência só é possível quando o Outlook ainda não está instalado na máquina. Isso porque, logo após a instalação, quando é iniciado pela primeira vez, o programa oferece a opção de importar mensagens de e-mail, catálogos de endereço e configurações. O próprio Outlook identifica o software de correio e pergunta se o usuário quer fazer a atualização, convertendo para o formato de Contato os dados do Catálogo de Endereços do Windows, que são arquivos WAB (Windows Address Book). Se o usuário concordar, a conversão é automática.
Quem já tem os dois programas instalados pode utilizar o assistente de importação e de exportação de dados do Outlook para buscar os endereços. O passo-a-passo a seguir foi feito no Windows XP com o Outlook do Office XP.
1. Inicie o Outlook, clique no menu Arquivo e escolha Importar e Exportar. Na caixa de diálogo do assistente de importação e exportação, selecione o item Importar Internet Mail e Endereços e clique em Avançar. Na tela da Ferramenta de Importação, selecione Outlook Express 4.x e 5 na lista, mesmo que o seu seja de uma versão mais recente. Note, na lista, que é possível importar endereços também do Eudora, do Netscape Mail, do Microsoft Internet Mail e do Netscape Messenger. Logo abaixo, aparecem as opções para importar e-mail, catálogo e regras — marque os itens que deseja trazer para o Outlook e clique em Avançar.
2. Selecione, na tela Importar Endereços, o destino dos contatos, marcando a Pasta de Contatos do Outlook. Logo abaixo, no quadro Opções, há três a considerar: substituir, permitir e não importar itens duplicados. Se você não tiver muitos contatos repetidos nos dois programas, marque Permitir a Criação de Duplicatas, uma vez que é melhor apagar um endereço do que perder uma atualização importante. Clique em Concluir. O Outlook vai levar um tempinho para fazer a conversão e avisará quando terminar. Clique OK e pronto.
3. Caso você queira continuar utilizando o Outlook Express depois da migração dos endereços, poderá fazer atualizações pontuais dos contatos no Outlook, arrastando para ele, individualmente ou em grupo, os endereços do Catálogo de Endereços do Windows. No menu Iniciar, clique em Pesquisar e escolha Todos os Arquivos e Pastas. No campo da pesquisa do nome do arquivo, digite *.wab, escolha o disco e clique em Pesquisar. Dê um clique duplo no arquivo WAB encontrado, abra o Outlook e deixe as duas telas lado a lado. Selecione a entrada do WAB que deseja transferir e arraste-a para a pasta Contatos do Outlook. Um novo formulário de Contato será criado imediatamente. Clique em Salvar e Fechar. Para selecionar um grupo de endereços espalhados, pressione Ctrl, clique em cada um deles e arraste para Contatos.
4. Algumas vezes o arquivo WAB se esconde numa pasta oculta e o mecanismo de busca do sistema não consegue encontrá-lo. Para achá-lo, vá ao menu Iniciar, aponte para Todos os Programas, escolha Acessórios e clique em Catálogo de Endereços. Os endereços deverão estar na pasta Contatos da Identidade Principal. Abra-a e arraste o que quiser.
5. Endereços do Outlook podem ser exportados como arquivo para outros tipos de programa, como planilhas. Para isso, vá ao menu Ferramentas e clique em Catálogo de Endereços. No menu Arquivo, clique em Importar e Exportar. Agora, na caixa de diálogo do assistente, selecione Exportar para um Arquivo e clique em Avançar. Escolha o tipo de arquivo (DOS, Windows, Access, Excel etc.) e pressione o botão Avançar. O Outlook pode pedir o CD do Office para instalar os conversores necessários, mas não demora nessa operação. Concluída a conversão, salve o arquivo.

Fonte: Info Online

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito

Anúncios

2 respostas em “Como exportar os contatos armazenados no Outlook Express para o Outlook

  1. Olá,
    estou tentando transferir os endereços do outlook expres para o ms outlook. Uso o windows 7
    Depois de clicar em importar/exportar “importar de outro programa ou arquivo” que me dá a opção “outlook express 4x5x6.” Mas qdo clico em avançar aparece o erro “nenhuma conta de internet foi encontrada para importação”. Clicando em “ok” aparece a pergunta “deseja importar endereços do Microsoft Outlook Expresse ou windows Mail ?” Clicando em “sim” o programa importa diz que 1 endereço foi importado mas nada aconteceu.
    Vc tem idéia do que devo fazer ?

  2. Sugiro escolher a opção de exportar para arquivo .pst e importar no MS Outlook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s