Echolink: a tecnologia a favor do radioamadorismo


Existe um software chamado “Echolink” em que proporciona aos radio-amadores poder fazer QSO (troca de conversas) com um maior alcance de sinal. O software pode ser obtido no site http://www.echolink.org e ser instalado em qualquer computador que rode o sistema operacional windows.

Venho lembrar que o Echokink para ser utilizado, a pessoa tem que ser radio amador registrado na ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicação) e possuir o COER ( Certificado de Operação de Estação Radioamadora) com o devido prefixo registrado no órgão.

O funcionamento do software se baseia em, através da internet, ao executar o Echolink, você se loga no servidor da echolink.og que emula através do software, uma interface entre a internet e a torres de transmissão de sinal analógico de rádio, possibilitando, através da frequêcia diferenciada de cada conferência, qual repetidora ou link você vai transmitir, levando o seu sinal de voz para todo o mundo.

Ontem, tive a oportunidade de me comunicar com radio amadores do Texas – EUA, onde a transmissão e a repecção de audio eram perfeitos e longe de existir ruídos que pudessem prejudicar o entendimento da conversa. O sistema echolink, também é um meio prático e eficiente para propagar mensagens ao redor do mundo, de uma forma simples e barata, pois com o uso da internet e do software, você não precisa mais comprar aqueles rádios potentes e caros para falar com radio amadores do outro lado do continente. Basta um computador e o software “Echolink”, que ele dá conta do recado.

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s