Fique livre do SPAM


A Internet nos trouxe muitas novidades interessantes e outras nem tanto como por exemplo o SPAM, aquelas mensagens não solicitadas, enviadas indiscriminadamente pela Internet, oferecendo desde remédios milagrosos, cartões, e até receitas de como ficar rico. Se possui um e-mail, certamente já foi vítima dele. 

Você provavelmente está se perguntando: como descobriram o meu e-mail? Muito bem, os SPAMMERS (aqueles que enchem sua caixa postal de lixo) se utilizam de algumas fontes para coletar os e-mails de suas vítimas. 

Uma das formas mais comuns é a coleta de e-mails através das correntes (aqueles e-mails que solicitam que você envie para 10 amigos senão algo de muito ruim irá acontecer com você). Neste caso, como os e-mails são encaminhados, a pessoa que recebe o e-mail, recebe também todos os endereços eletrônicos por onde a mensagem passou.  

Outra forma muito freqüente é o monitoramento de listas de discussão. Em algumas listas os e-mails são enviados de forma explicita, o que permite a quem recebeu a mensagem identificar o remetente. Neste caso o SPAMMER mal intencionado participa ?ouvindo? as mensagens e anotando todos os e-mails dos participantes.  

Tome cuidado com aqueles cadastros solicitados por alguns sites para acesso às suas informações. Vários deles vendem sua lista de usuários cadastrados para os SPAMMERS. Assim sempre verifique se o site onde você vai se cadastrar é sério e segue alguma política de privacidade. Você pode evitar uma boa dor de cabeça. 

Além destes procedimentos simples, algumas ferramentas podem ser muito úteis para ficarmos longe dos SPAMS. 

POPFile é um utilitário gratuito que faz a classificação dos e-mails que você recebe para identificação de SPAMs. A idéia por trás desta ferramenta é aprender com você o que deve ser classificado como lixo ou não. Assim, no começo, você vai ter que indicar o que deve ser considerado como SPAM mas o utilitário aprende rápido e vai deixar sua caixa postal muito mais leve. Você vai encontrar no site do POPFile uma extensa documentação em Português além de um passo a passo bem detalhado de como instalar e treinar a ferramenta. 

SpamPal é outro utilitário gratuito que se propõe a identificar e separar e-mails indesejados. Esta ferramenta é compatível com os leitores de correio eletrônico Outlook, Outlook Express e Eudora. 

Agora você já sabe como seu e-mail pode aparecer naqueles CD?s, vendidos por R$ 9,99, contendo milhares de e-mails e principalmente como se proteger desta verdadeira ?praga digital?. Basta seguir estes procedimentos simples e utilizar um destes utilitários. 

Fonte: Vida Digital – Gazeta On Line

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s