Spam em agosto chega a 80% dos e-mails trafegados na rede


Na mais recente edição de seu relatório mensal The State of Spam, a Symantec mostra que o total de mensagens não solicitadas correspondeu a 80% de todos os e-mails enviados em agosto.A exploração da curiosidade continua sendo uma constante nos esquemas de engenharia social usados pelos spammers. O relatório destaca que, em agosto, eles exploraram vários dos assuntos em destaque no noticiário. Antes da indicação de Sarah Palin como candidata a vice-presidente dos EUA na chapa do republicano John McCain, circulou um e-mail dizendo que a escolhida era a atriz Paris Hilton. O e-mail continua um link para instalar um cavalo-de-tróia no computador.

O conflito Rússia-Geórgia não passou em branco. Também foi detectado um e-mail cujo assunto era: “Jornalistas mortos na Geórgia”. A mensagem sugere que há um vídeo ilustrando a notícia. Basta clicar no link, que, mais uma vez, é um cavalo-de-tróia.

Outro exemplo desce à esfera doméstica e usa o mesmo estratagema empregado por criminosos nos avisos de falso seqüestro por telefone. Nesse caso, o e-mail, supostamente enviado por um grupo de seqüestradores, avisa, em inglês meio tosco: “Seqüestramos sua criança mas (sic) você tem de nos pagar $50.000. Os detalhes serão enviados mais tarde…” Em seguida, o texto informa que uma foto da criança segue anexa. Em vez de foto, o arquivo .zip incluído contém um programa nocivo.

A internet virou um local propício para a prática dos golpes cibernéticos, pois o criminoso como não tem contato físico com as possíveis vítimas, ele utiliza todos as ferramentas tecnológicas ao seu alcance e envia e-mails aleatórios prometendo coisas que, como todo brasileiro, pela curiosidade, forçam as pessoas a clicar nos links maliciosos ou a executar anexos que irão infectar o computador.

Portanto, cautela em todo o e-mail que receber, verifique a origem da mensagem eletrônica e não caia nas velhas histórias que seu CPF vai ser cancelado, seu título eleitor vai ser descadastrado, você tem dívida no SERASA e por aí vai….. essas notícias já são passado.

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s