Orkut: um site de relacionamento que pode terminar um relacionamento.


Essa semana, presenciei um acontecimento que me despertou sobre o site de relacionamentos conhecido como Orkut. Desde que foi criado, virou uma “febre” mundial ter um perfil cadastrado no Orkut e possuir o maior número de “amigos” vinculados ao seu perfil. Claro que muita gente, só para ter o fato de conseguir agariar mais contatos possíveis, acabam criando perfis em nome de atores, celebridades e com isso, se passam por eles para ter a “honra” de adicionar centenas de pessoas no perfil, que na maioria, o sujeito nunva viu e nunca conhecerá pessoalmente.

Bem, mas não é por esse ponto de vista que quero comentar. Tenho um amigo que casou há muitos anos e de repente, sua esposa o anuncia que acabara de criar um perfil para ela no Orkut. Ela toda empolgada, começou a adicionar velhos amigos, pessoas do trabalho, faculdade, colegas de infância que nunca mais tinham reencontrado e outras pessoas que conviveram com ela. Seu esposo, todo curioso, também criou seu perfil no site de relacionamento e também adicionou os amigos na mesma medida que sua esposa.

Até aí, realmente o site fez o seu papel que é de aproximar aqueles velhos amigos que a gente nunca mais encontrou e proporcionar esse víncullo de amizade que o Orkut, no seu objetivo, atingiu ambos. Porém, um belo dia, um ex-namorado da esposa, começou a mandar mensagens no scrap (mensagens de texto que ficam gravadas no perfil como se fosse um mural de recado) dela e isso acabou sendo repetido diariamente, ao ponto do marido ficar com ciúme e começar a escrever no perfil da própria esposa, mensagens contra o respectivo “amigo” (na verdade o ex dela) que era para ele não escrever mais no perfil dela pois ela era casada e não queria mais que suas mensagens fossem deixadas no perfil dela.

Com isso, a esposa começou a se desentender com o marido pois ela passou então a “bisbilhotar’ quem eram as “amigas” do seu esposo que estavam adicionadas no perfil dele. Assim, começou então, uma série de investigação de ambos os lados diarimanete para controlar as pessoas que deixam mensagens no perfil do parceiro, quem ele ou ela adicionava como amigo(a) e então, vieram as crises no relacionamento onde ela não aceitava uma determinada amiga adicionada no perfil dele, ele reclamava de um amigo dela também, até que um determinado dia, os insultos entres ambos (os casados) partiram para o scrap de cada um, ela deixava mensagens no perfil dele que a noite ele dormiria no sofá, ele deixava mensagem que não iria dormir em casa, e foi piorando, as mensagens passaram para o nível dos xingamentos, insultos, difamações, e…

Acredita que isso não ocorre no Orkut? Pois é, essa história ainda é pequena perto de casos que estamos vendo na mídia, como pedofilia, crimes agendados pelas comunidades do orkut, brigas entre rivais sendo marcados pelo Orkut, que ao meu ver, deveria ser um site de relacionamento, que infelizmente, virou um site de “Tudo Pode”.

Roney Médice

Analista de Sistema e Bacharel em Direito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s