SISTEMAS ‘DE GRIFE” x “OPEN SOURCE”


Seu computador possui sistema operacional “de grife” ou é um “Open Source? Posso dizer que a maioria dos internautas ainda utilizam os chamados Sistemas Operacionais de marca, ou seja, Microsoft. É impressionante como a Microsoft ao longo desses anos, sempre manteve no controle a indústria de softwares dependente do sistema operacional de Bill Gates. Na época em que se tinha condição de se comprar um computador novo, mesmo que parcelado ( aí se enquadram as pessoas que faziam consórcios, assim como se fosse para comprar um carro) e adivinha qual sistema operacional já vinha instalado no pc? Pois é, era “status” ter microcomputador com Microsoft windows 3.11, 95, despois, 98, ME, 2000, XP, Vista… qual será o próximo?
Bem, com certeza, devido a esse monopólio, a sociedade mudou e começou a exigir a quebra desse corporativismo da Microsoft, pois os produtores independentes de programas, sempre necessitavam da dependência do windows para lançar novas versões, e assim, conseguir ter um espaço no mercado. Não é a toa que algumas pessoas já estão comprando notebooks e até mesmo computadores desktop com o sistema Linux, o chamado Sistema “Open Source”.
Mas qual a vantagem de se usar o Linux? Simples, primeiro porque não há a necessidade de ter produtos windows no computador e mais, nao há custo de patente para utilizar esse tipo de sistema operacional, é gratuito! Open Source porque o seu código fonte do sistema operacional, que é o conjunto de instruções na linguagem de computador, e pode ser de conhecimento de qualquer um, sem existir o tal “mistério” que os softwares da microsoft possuem. Assim, qualquer um que quiser se aventurar em programar e criar softwares próprios, poderão rodá-los no linux.

Na visão das empresas, esse mercado é promissor utilizar sistema operacional linux, aí pouco importa a distribuição, que pode ser OpenSuse, Ubuntu, Fedora, etc. O que está sendo levando em consideração são os custos que deixarão de existir, ao escolher a plataforma “Open Source”, assim como os programas de código aberto de planilha, editor de texto, e assim por diante.

Portanto, para aqueles que querem aprender tecnologia e se atualizar no mundo da informática, uma dica valiosa: o mercado está buscando especialista em sistema operacional “Open Source”, certificado e capacitado para implantar e inovar na tecnologia, envolvendo as questões de segurança, economia e agilidade nas informações, evitando aqueles velhos “travamentos” nos computadores. Mas lembre-se, migrar o parque tecnológico de uma empresa que já está em funcionamento utilizando solução Microsoft, não se faz da noite para o dia, sem ter um planejamento, sem ter pessoas capacitadas para isso, pois senão, só restará uma consequência: o fracasso!

Roney Médice
Analista de Sistema e Bacharel em Direito
Anúncios

Uma resposta em “SISTEMAS ‘DE GRIFE” x “OPEN SOURCE”

  1. muito boa a sua explicaçao sobre o grife x open source gostei muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s