GERAÇÃO “CONTROL C” “CONTROL V”


Quantas vezes você já precisou da internet para achar ou estudar sobre algo? Se você é da geração dos anos 80, 90, posso afirmar que muito dificilmente entrou na internet para realizar pesquisas escolares, tabalhos de monografia ou simplesmente para obter informações sobre assuntos que não eram divulgados.

O caminho mais natural nessa época, para pesquisar eram as bibliotecas municipais, a dos colégios (quando tinham livros) e, as vezes, aquelas enciclopédias de nossos avós, quando eles deixavam a gente levar pra casa para fazer trabalho escolar. Mas, notadamente, naquela época, pensávamos mais quando fazíamos algum tipo de trabalho, pois a única ferramenta para constuir nossas pesquisas era um livro, um caderno e uma caneta, nada mais do que isso.

Atualmente, a geração “Hi Tech” tem disponível uma gama de ferramentas como internet, o computador, os celulales (que mais paracem um computador), os notebooks e uma infinidade de recursos tecnológicos que auxiliam nas pesquisas. Porém, essa geração ficou conhecida como a geração do “Control C” ‘Control V”, pois deixaram de pensar, de escrever com pensamento próprio e passaram a simplesmente copiar o conteúdo dos sites que possuem a informação pesquisada e colam no trabalho escolar, fazendo uma pesquisa rápida e sem reflexão sobre aquilo que se procura.

Não há mais aquela preocupação em aprender o conteúdo, e sim, como apresentar o melhor trabalho, que tenha a melhor aparência, que denote conhecimento, que no fundo, não se tem. É perigoso que essa geração não se atente para o fato que é o conhecimento que desenvolve o indivíduo, nesse caso, com conteúdo, que não apenas copiando a informação vai se obter aprendizado.

As escolas públicas estão otimistas em colocar seus alunos na internet, o chamado “alunos da era digital”, mas é necessário se preocupar com a formação do intelecto dessa geração, para que no futuro, os seus filhos não sejam uma nova geração, a geração “Memória Virtual”.

Roney Médice
Analista de Sistema e Bacharel em Direito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s