Portabilidade bancária: a facilidade que veio para ficar


Todo trabalhador quer receber no final do mês, a sua recompensa financeira pelo esforço desprendido na empresa. O problema é quando o empregador fecha uma parceria com uma instituição bancária para efetivar o pagamento dos funcionários diferente do banco em que muitos já possuem uma conta corrente em uso. Resultado, todo mês, o infeliz do trabalhador tem que esperar o dinheiro entrar em sua conta-salário, sacar todo o dinheiro e depositar em seu banco de preferência.

Quantos já passaram por isso ou ainda passam? Pois é, agora com a portabilidade bancária, tudo ficou mais fácil. Até parece portabilidade numérica, essa que a gente está vendo nos canais de comunicação, e o objetivo é o mesmo. Aqueles que possuem uma conta-salário, que foi criada exclusivamente para receber o ordenado no fim do mês, agora pode escolher em qual banco quer receber o dinheiro. Basta comparecer na agência onde possua a conta-salário, e comunicar por escrito que você quer receber o dinheiro em outra instituição, livre de qualquer taxa para isso.

Eu fiz a minha portabilidade em 15 minutos. Agora, toda vez que o empregador depositar o dinheiro em minha conta-salário, o próprio banco encaminha (por DOC) o valor para o banco de minha escolha. Assim, acabou aquele problema e risco de sacar dinheiro, as vezes dependendo do horário do saque, tem limite, e aí você precisa sacar mais de uma vez para pegar todo o dinheiro do trabalho, e andar com o valor no bolso até chegar no seu banco de preferência para efetivar o depósito.

A resolução 3.402 de 2006 do Banco Central (BC), que criou a conta-salário, garante ao trabalhador o direito de escolher onde quer receber sem custo adicional. E essa mudança deve ser feita em até cinco dias. A resolução do BC é clara e garante o depósito do salário em qualquer tipo de conta, de qualquer banco, desde que o trabalhador tenha uma conta-salário na instituição financeira que o empregador escolheu. E a transferência é isenta de taxas. Conforme a resolução, a mudança se dá através de uma simples comunicação por escrito ao banco.

Roney Médice

Analista de Sistemas e Bacharel em Direito

About these ads

163 respostas em “Portabilidade bancária: a facilidade que veio para ficar

  1. Roney

    não ficou claro se o valor cai na conta do banco preferido no mesmo dia que o empregador paga ou no dia seguinte.

    Fernando

  2. Fernando, no mesmo dia. O que acontece é que o empregador quando vai pagar uma folha de pagamento, envia para o banco uma ordem de pagamento com agendamento de pagamento. Com isso, na mesma hora, sua conta ao receber o agendamento do crédito, já direciona o depósito para sua agência e conta cadastrada na portabilidade. No dia do referido pagamento, seu dinheiro será depositado no mesmo dia na outra conta, que faz parte da portabilidade bancária. E o legal é que você pode determinar a porcentagem do dinheiro que será enviado, ou seja, se quiser utilizar 50% do pagamento para a portabilidade bancária, pode usar. É só falar com o seu gerente.

  3. Caso a empresa tenha aberto conta corrente em vez de conta-salário para o empregado receber,este por sua vez pode escolher o banco de sua preferência para receber?

  4. A resolução do Banco Central é bem clara, a lei estabelece que o trabalhador pode trocar o banco em que recebe a remuneração mensal, desde que a conta seja conta-salário. O banco está obrigado a transferir os valores no mesmo dia do recebimento para a conta-corrente ou poupança que o cliente escolher, sem cobrar tarifa por este serviço. Mas a conta deverá ser do tipo conta-salário, em que o empregador abriu somente para que o empregado receba os seus vencimentos.

  5. Então,posso pedir ao banco para transformar a minha conta corrente em conta-salário,para poder usufruir desse novo benefício?

  6. Bem, pelo o que eu entedi sobre a portabilidade bancária, para usufruir desse benefício, a conta tem que ser do tipo conta-salário. Agora, eu não sei se o empregado pode converter a conta corrente para conta-salário, visto que essa conta corrente provavelmente foi aberta pelo empregador. Sugiro que procure o RH de sua empresa para maiores esclarecimentos.

  7. Roney,
    O meu pagamento está cadastrado para transferencia automática mas de uns 3 meses pra ca, não tem caido no mesmo dia na minha conta. Liguei para o banco que recebe a transferencia e a gerente me informou que como eu passei a receber adiantemento (transfiro 2x mes), passou a ser transferencia ted pra doc, ou seja o doc só compensa no dia seguinte. Isto é legal no ponto jurídico ?

  8. Eduardo,

    Muito pertinente a sua pergunta. Conforme a Resolução n.º 3.401/06 BACEN, em seu artigo 1º diz que:

    Art. 1º As instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil devem garantir a quitação antecipada de contratos de operações de crédito e de arrendamento mercantil, mediante o recebimento de recursos transferidos por outra instituição da espécie.

    Em seu parágrafo primeiro:

    § 1º As condições da nova operação devem ser negociadas entre a instituição que efetivará a transferência referida no caput e o mutuário da operação original.

    Se analisarmos esse parágrafo, esse tempo tem que se ser negociável entre a instituição que efetivará a transferência e o titular da conta. Se o valor, conforme agora você recebe por DOC, é sinal que o valor realmente ficou abaixo do valor especificado para TED.

    Porém, essa mesma resolução foi alterada pela Resolução CMN 3.516, de 2007 quanto a forma da taxa do spreed.

    Não encontrei ainda a regulamentação do Banco Central sobre esse prazo de transferência que tem que ser no mesmo dia ou até o próximo dia. Assim que tiver essa informação, lhe informo.

  9. Ola
    Roney.
    Gostaria de saber a possibilidade de expor um modelo do documento a ser apresentado ao banco.
    Desde ja agradeço.
    Luiz Carlos

  10. Luiz,

    Normalmente, para solicitar a portabilidade bancária, basta comparecer pessoalmente no banco e procurar o seu gerente para requerer a portabilidade para outro banco, de forma oral. O modelo para essa solicitação não existe, até porque, o banco vai lhe entregar um documento em que você está autorizando essa transação bancária (a portabilidade).

    Portanto, não se preocupe com o modelo, os próprios bancos precisam emitir um documento, no qual você assina, autorizando a portabilidade.

    Abraços.

  11. Boa Tarde,
    Tenha uma dúvida. Eu trabalhei em três empresa diferentes e para cada empresa fui obrigada a abrir uma conta em bancos diferentes. E no período que estive nas empresas acabei adquirindo alguns produtos desses bancos e atualmente devido a esses produtos (investimentos – previdências, títulos de captalização…) me abrigo a manter essas contas abertas.
    Com a portabilidade bancária, consigo transferir esses produtos para um único banco?

  12. Adriana,
    O problema dos produtos adquiridos em cada banco, é que nesse caso, são produtos exclusivos do banco, onde você faz um contrato comercial exclusivo. Com isso, não tem como por exemplo, em uma contratação de previdência privada, ser descontada por outro banco.

    Realmete, esse assunto é muito vasto e importante, que sugiro que converse com pessoas especializadas em Contratos, para maiores esclarecimentos.

    Abraços,

    Roney Médice

  13. Bom dia!!!

    Estou com uma dúvida, tenho um emprestimo (CDC) no bb, ele foi feito a 3 anos atrás eu fiquei desempregada e não pude paga-lo, e agora que voltei a trabalhar a nova empresa abriu um conta no mesmo banco onde tem o emprestimo, eu não tenho condições de pagar e eles bloquearam meu cartão, eu só posso receber na boca do caixa… a empresa que trabalho sugiriu que eu faça a portabilidade, mas o banco pode reter parte de meu salario antes de fazer a tranferencia para o banco que eu indicar para que assim eu pague o emprestimo?? pois o gerente está me fazendo ameaças de que pode reter 30%, ele pode fazer isso se eu optar pela portabilidade??

  14. Prezada Fátima,

    Analisando a situação, você contraiu uma dívida com o banco devido o empréstimo do CDC. Porém, como esse tipo de empréstimo não é o empréstimo em consignação em folha de pagamento, ou seja, o banco te empresta e desconta diretamente em sua folha, o gerente não pode reter porcentagem em cima da portabilidade para liquidar a dívida do CDC.

    Até porque, enquanto você não saldar a dívida do CDC, juros estarão rolando e o valor final a ser pago ao banco, será muito grande.

    A portabilidade exige que o correntista é que decide o quanto vai ser transferido, embora sugira que, na medida do possível, tente pagar o CDC para não virar uma “bola de neve”.

    Sugestão: veja qual é a porcentagem de juros que o banco está cobrando no CDC e procure um emprétimo com juros menores. Assim, você contrai outra dívida, com juros menores e liquida a dívida do CDC. Recorra a algum parente, que se for de bom coração, não lhe cobrará juros.

  15. Boa tarde, eu li a pergunta e a resposta da Srta. Fatima, porém fiquei com uma dúvida… tenho um emprestimo em aberto na conta em que recebo meu salario, é possível transofrma-la em conta salario para que eu possa solicitar a transferencia para a conta de minha escolha? Pelo que li em outros sites, é possivel mesmo com o emprestimo em aberto afzer esta solicitação, a diferença é que no momento da transferencia, o valor da parcela em aberto já será descontado? É isso mesmo?

    Grata!

  16. Prezada Lígia,

    Eu aconselharia a procurar outras pessoas mais especializadas sobre o assunto, quando se trata de portabilidade de um banco com outro e existe um empréstimo no banco originário da portabilidade. No momento, não tenho informações precisas quanto à sua pergunta. Prefiro não trazer aqui especulações ou informações incorretas sobre a portabilidade nesse caso.

    Espero ter ajudado ou pelo menos orientado em procurar pessoas mais qualificadas sobre o assunto em questão.

    Abraços,

    Roney Médice

  17. Ola abri uma conta salario no Bradesco, porem quando pedi para fazer o doc programado para outra conta( em outro banco) o gerente disse que eu precisava esperar uns 2 meses pois precisava de alguma documentação(nao explicou direito qual) para autorizar o doc programado.
    Ta certo isso ? ou na hora que eu abri a conta eu posso solicitar o doc programado ?

  18. Edu,
    Pelo o que você informa é que acabou de criar uma conta e ainda não recebeu o seu primeiro salário na conta aberta. A idéia da portabilidade bancária é melhorar a situação do correntista que possui um banco de preferência mas a empresa onde ele trabalha, tem convênio com outro banco que você não tem afinidade.

    A respeito da sua situação, me parece que seria a mesma situação no qual você acaba de criar uma conta e já solicita um crédito financeiro ao banco. Qual é a postura dos bancos? Para liberar um crédito automático você precisa ser correntista a pelo menos uns 3 meses correto? Acredito que o gerente está seguindo uma norma interna bancária, pois o objetivo maior da portabilidade foi para ajudar quem já tinha conta salário em um banco e queria receber em outro.

    Fora isso, os casos pontuais vão sendo resolvidos pelo próprio mercado. Procure em outro banco e verifique se esse procedimento é o mesmo adotado por outros instituições bancárias. Se for, paciência, caso contrário, abra a sua contra salário em outro banco.

  19. Roney,

    Eu recebo no Bradesco e pedi para receber meu salário no banco Real, porém tenho empréstimos (sem ser em folha) com o bradesco e eles me alegaram que para eu poder transferir eu tenho que quitar todos os empréstimos.

    É certo isso??

  20. Pedro,

    Esse assunto sobre a portabilidade quando existem empréstimos, realmente é uma situação bem delicada. Sugiro que procure pessoas especializadas sobre empréstimos, pois não tenho muita informação a respeito, e não quero fazer declarações que podem prejudicá-lo.

    Abraços,

  21. Procurei o banco p/ fazer portabilidade no dia 10/09,
    hj já são 28/10 e não foi feita ainda.
    Já fui a agência 2 vezes p/ zerar a conta,isso é certo?

  22. Arianne,

    Desde a criação da resolução 3.402 de 2006 do Banco Central (BC), o prazo máximo para que a portabilidade seja concretizada é de 5 dias. Após esse prazo, qualquer valor que entrar na conta bancária originária, deverá ser remetida para a conta destino cadastrada na portabilidade bancária.

    Sugiro procurar o gerente do banco onde a portabilidade foi cadastrada e certificar que a operação foi realmente feita. Não deveria demorar esse tempo todo.

  23. Sr. Roney,

    tenho um financiamento de um carro no banco fiat (itaú). É um financiamento tipo leasing.

    Eu gostaria de saber se a portabilidade me permite mudar meu financiamento para outro banco e se também me permite mudar de leasing para outro tipo de financiamento.

  24. Jonathan,

    Cabe aqui uma ressalva quanto a resolução do BACEN sobre a Portabilidade.

    Em seu artigo 1°, é bem claro sobre em quais circunstâncias a portabilidade será regida: “prestação de serviços de pagamento de salários,proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares”.

    Creio que no seu caso, não cabe a portabildiade do Leasing por existir uma legislação própria, conforme assim determina na própria resolução do BACEN no seu artigo que trata somente de crédito de pagamentos ao beneficiário.

    Sugiro procurar um Advogado especialiasta na área de contratos.

  25. Eliete,

    Esse CDC que você fez no Bradesco, qual o motivo da portabilidade? Esse financiamento de CDC você quer que o crédito caia em outra contra ou os decontos?

  26. Olá!
    Há mais de um ano venho buscando pelos sites sobre o assunto Portabilidade pois infelizmente o banco Santander onde recebo meu salário dizem não saber do assunto.
    Conversei com o gerente do banco real onde quero ser meu salário e o mesmo me informou que eu posso comparecer no santander e fazer a solicitação, porém a minha gerente santander desconhece o assunto.
    Gostaria de saber, o que devo fazer???
    obrigada.

  27. Deumara,

    Sugiro que você imprima a resolução do Banco Central e entregue uma cópia para a sua gerente. Assim, manterá ela mais informada.

    Mas será que isso não é uma desculpa para não praticar a portabilidade bancária? Na dúvida, registre uma reclamação no Procon e acione o Banco Central, na ouvidoria.

  28. Boa tarde!

    Minha empresa novamente resolveu mudar de banco, e o banco que a empresa escolheu ofereceu Kit com o monte de coisas, rejeitei não quiz, ao rejeitar me oferecerão a portabilidade, aceitei, achei mais pratico. Perguntei ao gerente se eu iria ter algum vinculo com o banco disse que não. Lendo as duvidos dos colegas percebi que vou ter vinculo sim, nesse caso seria a conta-salário.

  29. Prezada Cleide,

    Para que a portabilidade tenha efeito, é necessário que você tenha algum vínculo ao banco de origem, pois senão, não teria o que falar em portabilidade.

    É justamente esse conceito que existe a portabilidade, onde você quer que o crédito seja transferido de um banco origem para um banco destino. Como é que a portabilidade funcionará se você não possuir nenhum tipo de vínculo entre os dois bancos?

    Espero ter tirado a sua dúvida.

  30. Bom dia,

    Roney,

    Tenho um débito no bradesco e no bb e minha empresa atual deposita o salario no bradesco, tem como eu fazer a portabilidade para a caixa economica? Pois la tenho conta poupança.

    Fico no aguardo,

    Janaina Oliveira

  31. Janaina,

    Referente a portabilidade, você consegue fazer sem nenhum problema, recebendo no bradesco mas com a portabildidade o valor será creditado na Caixa Econômica.

    Quanto aos débitos no Bradesco e BB, melhor verificar com o seu gerente de ambos os bancos para saber como ficará a situação do débito, pois a partir do momento que ocorrer a portabilidade, o valor depositado não ficará retido na agência onde consta o débito, a não ser que você faça a portabilidade de 90%, por exemplo, do valor depositado e os 10% restantes ficariam na agência para cobrir tais débitos.

  32. Roney,

    Desde do dia 27 de janeiro tento fazer a portabilidade da minha conta salario do real para o itau. dia 27 passei uma manha inteira esperando ser atendida, pedi a portabilidade, a moca preencheu o pedido, so que na hora de imprimir meu comprovante… a impressora estava com problema, mas ela deixou claro que todo o procedimento estava feito. No pagamento do proximo salario, que foi diz 19 de fevereiro, nada de salario na minha conta do itau, quando fui procurar saber o motivo, o gerente falou que nao havia NENHUM documento meu pedindo a portabilidade, por isso ela nao foi feita. Fiquei indignada, fiz a carta que vc colocou neste site, imprimir a norma do Banco Central com as regras de portabilidade, anexei tudo e enviei ao banco, dessa fez, obriguei que eles assinassem a carta como garantia minha, o motoboy que levou a carta contou, que quando ele assinou, o gerente geral do banco falou para o gerente que o estava atendendo “se ela quiser conta corrente, que ela venha aqui e faca uma conta aqui, nao faca nada de portabilidade pra lugar nenhum”. Hoje, 19 de marco, meu salario nao caiu na minha conta, e pra piorar o gerente do banco real nem atende ao telefone dele. Eu nao posso ficar saindo da minha empresa pra passar uma manha inteira nos lugares tentando resolver minha vida, ainda mais que eu estou em período de experiencia… Onde eu posso ir pra reclamar… eu estou pagando minhas contas todas atrasadas, porque pelo itau eu pagava pela internet… e desse jeito so consigo pagar nos finais de semana, porque trabalho o dia inteiro e faco mestrado a noite, e banco fica muito longe de onde trabalho. Onde eu posso reclamar?, fico indignada com essas pessoas que nos tratam com idiotas.

  33. Fabio,

    É importante ressaltar que estamos em um Estado de Direito, onde precisamos ter provas e documentos que comprovem certas transações ou ações importantes.

    No caso da portabilidade numérica, é necessário que você assine o respectivo documento no qual você está autorizando ao banco originário que faça a transferência para outro banco. Infelizmente o que aconteceu com você foi um excesso de confiança na pessoa que lhe atendeu e que informou que a portabilidade estava feita. Sem o documento assinado, não há nenhuma garantia do registro da portabilidade.

    Tem certas formalidades que necessitam de nossa presença para formalizar a nossa intenção, e creio que na portabilidade bancária, você não conseguirá que o banco faça, enviando um motoboy com o simples pedido. Você precisa assinar o formulário de autorização, não tem como evitar.

    Quanto a reclamação, o órgão responsável que poderia ter ajudar seria o Procon, pois eu vislumbro a existência de relação de consumo de um correntista com o banco, isso é um serviço (a portabilidade) mas creio que eles não vão poder ajudar muito nesse caso pois você não possui nenhum documento comprobatório que confirme que esteve no banco e pediu a portabildiade.

    Juridicamente, sem nenhum tipo de documento, é como se nunca você tivesse pedido a portabilidade. Espero ter o ajudado a esclarecer os fatos.

  34. Roney
    A portabilidade também vale para o setor público? Sou funcionário estadual de SP e tenho que receber pela Nossa Caixa, e gostaria de receber pelo Banco Real.
    Obrigado.

  35. Marco,

    Essa pergunta sua foi a primeira dentre todas que foram feitas aqui, muito importante e oportuno.

    Lendo a resolução, ele retrata de todo o “cidadão” tem o direito a portabilidade. Neste sentido, eu entendo que a portabilidade vale também para o servidor público.

    Mas como sempre venho ressaltando, não tenho conhecimento profundo na legislação federal, que trata do servidor público.

    Portanto, oriento a procurar o seu gerente e tente fazer a portabilidade.

  36. Boa tarde Roney,
    Tenho conta corrente no Banco Real, pois eu e outros tantos funcionários fomos OBRIGADOS a abrir conta no respectivo banco, senão, não receberíamos o salário.
    Minhas dúvidas….tenho como transformar essa conta corrente em conta salário, e pedir a portabilidade para uma outra conta salário? Sei que tiveram algumas pessoas que já fizeram isso, e ainda o banco solicitou uma carta da empresa com os dados da conta atual e da conta a ser transferido o dinheiro, é necessário mesmo essa carta do RH? Inclusive já entrei em contato com a empresa e me disseram que isso é um problema que eu teria que resolver com o banco, que a empresa não tem que me dar documento nenhum, então quer dizer, que se eu chegar lá pra pedir a portabilidade e eles me pedirem essa carta, posso eu mesma redigir uma e assinar?

  37. Prezada Roberta,

    Vejo que essa situação é quase parecida com a minha, quando trocamos de banco para receber o salário. A diferença é que a nova conta já foi aberta como conta-salário, e não conta corrente.

    Bem, quanto a transformar a sua conta corrente em conta salário, tem que ficar claro que você perde alguns benefícios como cheque, transferência entre contas (Doc) e outros serviços característicos de uma conta corrente.

    Na conta-salário, você tem somente o serviço de retirada do dinheiro e nada mais. Mas se mesmo assim, você quiser transformar a sua conta em conta-salário, você tem que ver diretamente com o Banco, pois a empresa pode, no máximo, te ajudar enviando uma declaração de que você é funcionário dela e coisa do tipo. Mas aí, vale a relação que o funcionário tem com a empresa e o seu tipo de relacionamento.

    Uma dica, cuidado quando você fala em redigir uma carta e você mesmo assinar. Você está com o pensamento de assinar como se fosse o RH de sua empresa? Se sim, te desaconselho, pois isso é crime de falsidade ideológica, e dá cadeia. Até porque, o gerente do banco conhece o responsável pelo RH e talvez, conheça a assinatura.

    Portanto, tente negociar com a empresa sobre o documento necessário para transformar a sua conta ou se não tiver jeito, aí não tem outra forma senão sacar dinheiro de um banco e depositar você mesmo em outro. Claro que tem riscos mas fazer o que… nem sempre podemos ter o que queremos. Temos que dar o nosso “jeito”.

  38. Oi Roney, agradeço a resposta….
    em relação a eu mesma redigir uma carta, em momento nenhum passa pela minha cabeça assinar como se fosse o RH da empresa, em momento nenhum quero falsificar coisa nenhuma…hehehe. qdo digo em eu mesma redigir e eu mesma assinar, digo por mim mesma, nada de se passar pela empresa, sou funcionária terceirizada e pra falar bem a verdade por isso nem tenho muito contato com a empresa, foram poucas as vezes que precisei ir lá, hehehe.
    Quanto aos benefícios que eu perderia por transformar minha conta corrente em conta salário, qdo abrimos a conta nem optei por nenhum deles.
    Então…posso ir no banco e pedir a mudança da conta, já que não possuo nenhum tipo de benefício?

  39. Roberta,

    Como nesse caso se trata de serviço terceirizado, realmente a empresa não irá lhe ajudar muito, visto que não há relação direta de vínculo trabalhista.

    Portanto, tente conversar novamente com o gerente e veja se há possibilidades para tal conversão, mesmo que seja mínima.

    Quanto à carta, nesse caso, acredito que não terá nenhum efeito prático para a sua situação. A empresa somente tem a obrigação de abrir uma conta (seja ela de qualquer natureza) e efetuar o seu pagamento, visto ser uma funcionária terceirizada.

    Procure uma pessoa especializada em Direito do Consumidor, visto a relação de consumo do correntista com o banco, e verifique melhor as suas possibilidades.

    Espero ter ajudado em algo.

  40. Muito obrigada Roney pelas dicas…
    Mais acabei de entrar em contato com o banco, e pelo que me disseram, a informação que me passaram de que precisaria de uma carta da empresa, estava errada.
    É só ir no banco e pedir a portabilidade que automaticamente minha conta corrente torna-se conta salário.
    Como estarei assinando um termo de responsabilidade onde consta o número da agência e conta pra onde quero que seja feita a transferência, não há a necessidade alguma de nenhum documento da empresa.
    Mesmo assim, grata pelas dicas.

  41. boa noite
    como todos gostariam de saber como teve ser esta transferencia ted ou doc, e se exite resolução ou normatização a respeito do assunto, pois venho recebendo varios dias apos o do pagamento, pois reza que o mesmo o salario deverá ser depositado no mesmo dia e não no dia posterior
    ja de ante mão agracesso

  42. Marcelo,

    Pela Resolução deveria entrar o dinheiro no outro banco no mesmo dia, porém, a prática dos bancos é que nem sempre acontece. Depende do momento em que o empregador envia o arquivo remessa de pagamento ao banco.

    Eu tenho a portabilidade e as vezes, os funcionários recebem primeiro e a portabilidade é realizada no final do dia, quando a ordem de pagamento ao banco é enviada no dia correto, e qunado acontece atrasos no envio da ordem ao banco, os funcionários recebem e a portabilidade minha só entra no dia seguinte.

    Quando entra no mesmo dia, dizemos que foi feito um TED, no dia seguinte, DOC.

  43. Meu marido está trabalhando em uma empresa que quer que ele abra outra conta salário no mesmo banco onde ele já tem uma conta corrente. O que fazer?

  44. Fabiana,

    Precisamos levantar algumas informações que podem até ser uma economia para o casal no fim do mês. O empregador, quando precisa pagar aos seus funcionários, decide abrir uma conta-salário no banco parceiro para creditar os vencimentos laborais para ser entregue ao funcionário.

    Nesse caso, dependendo de cada empregador, ele pode ou não aproveitar uma conta corrente do empregado e passar a depositar o salário na conta informada pelo funcionário, mas faço uma ressalva, depende muito da política de cada empresa.

    No seu caso, eu vejo uma possibilidade de economia, explico: se o casal não faz muito movimento dessa conta corrente, não utiliza cheque ou cartão de crédito vinculado à conta, sugiro que façam a conversão no próprio banco da conta corrente para conta-salário, assim, basta informar ao empregador o número da conta-salário que você tem no mesmo banco em que o empregador deposita os salários de seus funcionários, e no fim do mês, o casal não terá mais as despesas mensais de custo de manutenção de conta corrente.

    Logicamente, que somente valerá a pena se o casal possuir outra conta corrente em outro banco ou agẽncia do mesmo banco para continuar a prestigiar dos serviços bancários já mencionados, como crédito, cheque, etc. e com o aceite do empregador nessas condições.

    Portanto, antes de converter sua conta, veja a possibilidade com o seu empregador em proceder dessa forma. Assim, todos ficam satisfeitos.

  45. olha tenho uma conta salário no banco do brasil fui até o banco e pedi a portabilidade para caixa economica federal isto faz 2 meses antes de receber meu salário fiz toda a atualização de todos os documentos assinei tudo que tinha que assinar e deixei uma cópia de pedido de portabilidade que a caixa me deu protocolando no banco pois o cara do banco do brasil me disse que poderia fazer em 24 horas a portabilidade que mentira pois me deu uma explicação que estava muito perto de ganhar meu slário do mês e dai naquele mês não ia dar para fazer o comando tudo bem deixei passar agora novamente pelo segundo mês consecutivo não fizeram a portabilidade e novamente eles disseram que a portabilidade não poderia acontecer pois estou me incomodando muito com isto pois o banco do brasil não quer fazer está se negando a fazer a minha portabilidade dai eles sem a minha autorização para mim parar de encher o saco o gerente pegou zerou o meu saldo e fez o depósito por doc mas por doc normal para caixa sendo que teria um dia de compensação em nem um momento eu pedi que fizesse em doc normal e sim por portabilidade conta salário pois já fiz uma reclamação para ouvidoria do banco central e mesmo assim continuo ouvindo asneira pois o gerente me diz que não pode fazer a portabilidade em conta salário e sim só por doc normal o que faço podes me ajudar pois estou ficando a ponto de colocar um processo emcima do banco do brasil pois fizeram uma transação sem a minha assinatura e sem a minha permissão e já estão até me incomodando no meu serviço pois fiz e sempre vou fazer a reclamação na ouvidoria até fazerem certo a portabilidade pois além disso sou portadora de deficiência e não tenho tempo para ficar correndo de um lado para outro para eles acharem que sou boba. O que faço neste caso quando se negam a fezer o que peço.

  46. Elisangela,

    Analisando todo os caminhos percorridos por você no respectivo banco, realmente fiquei surpreso com o jogo de empurra que estão fazendo contigo.

    Uma sugestão que é valido nesse caso, procure o Procon Estadual de sua cidade, faça uma reclamação e leve todos os documentos que comprovem que você pediu a portabilidade e que ainda não está funcionando dentro das normas estabelecidadas para o funcionamento da portabilidade bancária.

    Aproveite e questione a legalidade da transação bancária feita pelo gerente do seu banco sem a sua permissão.

    Acredito que depois de tentar várias vezes resolver no próprio banco, a saída agora seja as vias judiciais.

  47. Parabéns prá você que conseguiu essa façanha e estás tendo teus vencimentos transferidos para outra conta em outra instituição bancária. Eu não consegui isso, e ainda fiquei duas horas ouvindo ofertas de maravilhosos serviços e taxas bancárias do gerente a agência onde meu salário é depositado.

  48. Em julho/2008 comecei a trabalhar em uma empresa que solicitou a abertura de conta salário no banco HSBC que ofereceu a portabilidade a todos os colaboradores. Como eu possuia conta corrente conjunta com o meu marido onde ele era o titular, solicitei a portabilidade que foi feita sem nenhum problema durante os dois anos e meio em que trabalhei para esta companhia.
    Em janeiro/2010 comecei a trabalhar em outra empresa que solicitou a abertura de conta salário no banco Santander, no ato de abertura solicitei ao gerente que fizesse a portabilidade para minha conta no Itaú assim como fiz no HSBC. O gerente me informou que não seria possível porque eu não era a titular da conta, como eu já havia trabalhado desta maneira com o HSBC insisti que este procedimento poderia ser feito. Com o intuito de bater meta e de ganhar tempo, o gerente me convenceu a abrir uma conta corrente com isenção de taxas e alguns benefícios durante seis meses e durante este período ele se comprometeu a buscar a confirmação se este procedimento poderia ser feito. Estive no banco no início de agosto, após se completarem os seis meses e a resposta que obtive foi de que eu só poderia fazer a portabilidade se eu fosse a única titular, insisti que já havia feito este procedimento mas mesmo assim o gerente falou que eu não poderia fazer. Agora estou em dúvida se existe um único procedimento para todos os bancos ou se cada banco adota a portabilidade da maneira mais conveniente. Se este procedimento for único, seria o caso de processar o banco, já que esta é uma maneira de manter como cliente?
    Obrigada,

  49. Bruna,

    Essa é uma questão bem delicada que a lei não estipula a parte administrativa de como executar a portabilidade. O objetivo da resolução do Banco Central é criar a portabilidade bancária, dando garantias ao trabalhador em poder receber o seu salário no banco que melhor lhe atenda.

    Quanto aos pontos administrativos levantados pelo gerente sobre ser o único titular da conta, eu não teria uma posição para passar.

    Solicito que procure um advogado especialista em contratos para te auxiliar na sua lide.

  50. Gostaria de saber se qdo fazemos a portabilidade e a conta do banco da empresa estiver negativa, qdo o salário bater, ou algo assim, se primeiro o banco da empresa desconta o negativo, ou tarifas, etc..e depois envia pro banco da minha preferencia o q restou, ou o salário vai integral para o banco do meu interesse?
    Muito obrigada!! Alessandra

  51. Boa Tarde Sr. Roney Médice !!!

    Eu gostaria de saber se posso fazer a portabilidade de um financiamento de carro que fiz pelo banco itau para um outro banco e se posso também optar por um novo financiamento por um carro novo? Mantendo o financiamento atual ?

  52. Prezado Paulo,

    A portabilidade veio justamente para alavancar a concorrência de tarifas entre os bancos, evitando o monopólio de determinados papéis bancários. Atualmente, você pode escolher o banco que lhe ofereça as melhores taxas de mercado, melhor serviço, atendimento e outros fatores que façam ao correntista providenciar a sua portabilidade bancária.

    Quanto ao financiamento de outro carro, não vejo nenhum problema e fazer novos financiamentos no banco que receberá a portabilidade, aliás, os bancos querem é mesmo financiar os produtos de seus clientes pois estão de olho nos juros financeiros que eles ganharão. Porém, é lógico que cada banco possui o seu “know-how” sobre quem tem a possibilidade de arcar com o financiamento pois essa atividade incorre em grande risco para a instituição bancária.

    Portanto, somente cabe ao banco aprovar o novo financiamento e aproveite para sempre pesquisar as taxas cobradas entre os bancos, que são absurdamente disparantes entre eles.

    Abraços,

  53. Gostaria de saber se qdo fazemos a portabilidade e a conta do banco da empresa estiver negativa e um empréstimo em atraso, qdo o salário bater, ou algo assim, se primeiro o banco da empresa desconta o negativo, ou tarifas, etc..e depois envia pro banco da minha preferencia o q restou, ou o salário vai integral para o banco do meu interesse?
    Muito obrigado!!

  54. Rodrigo,

    Acredito que antes da portabilidade ocorrer, o débito referente ao banco deve ser sanado mas nesse caso, me falta informação concreta sobre o assunto. Sugiro procurar um advogado especialista na causa ou o Procon de sua cidade.

  55. Bom dia!

    Gostaria de saber onde posso encontrar a regulamentação completa e atual sobre a portabilidade bancária…
    Minha dúvida seria quanto ao prazo em que o valor depositado em conta-salário em um banco X deve estar disponível na conta do banco Y, quando está conta-salário utiliza o serviço da portabilidade.
    Tenho tido problemas recorrentes com este serviço e nem um banco (Real) nem outro (Bradesco) me passa informações coerentes. Na última situação, meu salário foi depositado na última quinta-feira (03/03/2011) e só ficou até o momento (07/03/2011) não está disponível…estou com todos os meus vencimentos atrasados (incidindo juros) além de ter passado constrangimento no caixa do supermercado…
    Por isso preciso de uma orientação,…
    Agradeço desde já

    Ana Claudia

  56. Prezada Ana,

    A normatização regulamentadora está na Resolução 3.424 do Conselho Monetário Nacional (CMN), de 21 de dezembro de 2006. Atualmente, a portabilidade serve para os trabalhadores privados e alguns servidores. Em 2012, o Banco Central regulamentará e entrará em vigor, a portabilidade para os servidores públicos.

    Quanto ao tempo da portabilidade, o prazo é no mesmo dia ou dependendo da quantia, no próximo dia útil.

    Já passei por alguns problemas da portabilidade que após 3 dias, o valor não tinha sido transferido. Tive que sacar no caixa eletrônico e fazer o depósito manualmente no banco destino da portabilidade pois o banco de origem não sabia o motivo da portabilidade não ter funcionado. No mês seguinte, a portabilidade funcionou normalmente. Acontece….

    Espero ter ajudado.

  57. Gostaria de saber se eu tiver um financiamento em atraso (três meses) e algum saldo devedor em minha conta posso fazer portabilidade bancaria.

  58. Ola Roney.
    Já aderi a portabilidade bancaria, que foi rapidamente aceita pelo banco no qual recebia meus salarios de servidor público, contudo, o banco que passei a receber, não de deu a atenção que pensei que teria como cliente que mensalmente tem seu salario depositado no banco, alem de pagar suas contas pelo mesmo banco e usar cartão de credito do banco, pois não consegui acesso a emprestimo consignado e de menores taxas juros.

  59. Prezado Francisco,

    Não podemos confundir o depósito salarial mensal efetuado no banco que é feito diretamente pelo empregador com o depósito originário de uma portabilidade. O banco ficará mais “confortável” em fazer um empréstimo consignado para os clientes cujo o depósito seja originário diretamente do empregador, pois um mero cancelamento da portabilidade no banco originador da portabilidade por parte do cliente, retira do banco que está emprestando o dinheiro, a garantia real quanto à dívida.

  60. Prezada Cristiane,

    Sugiro que procure um advogado especialista na área para melhor responder essa questão pois não tenho uma informação sólida a respeito do seu caso em concreto.

  61. Bom dia!

    Gostaria de saber se a portabilidade bancária pode ser feita mesmo se o cliente tiver empréstimo consignado? Eu tenho um saldo devedor na minha conta atual, sendo assim o banco desconta automaticamente o valor da parcela, vale ressaltar que o desconto é feito na minha conta e não na folha de pagamento. Dai o gerente do banco está fazendo ameaças que não será possível transferir os pagamentos para outro banco e que se isso acontecer ele vai reter o valor da parcela normalmente, a qual ultrapassa e muito os 30% do meu salário. Como devo proceder, considerando este cenário o banco deve fazer a transferência de 100% do meu salário ou ele pode reter os 30%?

  62. Roney, eu tenho um empréstimo no banco em que tenho a conta-sálario, solicitei a portabilidade e a gerente alegou que não poderia realizar, por causa do empréstimo que tenho com o banco. Minha pergunta é, eu sou obrigado a permanecer recebendo nesse banco até o término da quitação das parcelas, que são debitadas automáticamente do meu sálário ?

  63. Prezado David,

    Perante a Resolução do BACEN (Banco Central) a portabilidade pode ser feita a qualquer hora e a qualquer momento, independente de dívidas com o seu banco. Sugiro que procure um advogado especialista na área para maiores esclarecimentos e que possa te ajudar a efetivar a portabilidade.

  64. Olá Roney!
    Gostaria de saber se você já tem uma resposta para o período máximo de transferência do saldo de uma conta bancária para outra de acordo com a Portabilidade Bancária. O banco em que a empresa em que trabalho passa as vezes até 15 dia para efetuar a transferência. Acho isso um absurdo. Muitas vezes tenho que ficar ligando para o banco pedindo que transfiram meu saldo.
    Desde já,
    Obrigada!

  65. Prezada Bernadete,

    O Prazo máximo para que a transferência bancaria seja executada é de até 5 dias uteis. Caso esteja demorando muito, aconselho fazer uma “ocorrência” junto a ouvidoria do banco e caso persista esse problema, acione o Procon Estadual de sua cidade para melhores esclarecimentos e providências.

  66. Ajudem pfv: Tinha uma divida com o Real hj Santander. recebo meu salario no santander, que vem a 2 meses retirando todo o dh que entra, e me devolvendo 70%, ou seja se apropria de 30% de meu salario Fui ao Banco hj tentar a portabilidade salarial para uma conta minha na Caixa Economia. A Gerente se negou a fazer a mesma, faria sim com a seguinte condicao: Que eu assinase documento autorizando a portabilidade somente de 70% do valor,ficando ainda assim 30% com eles.
    Ate quero pagar a divida, que segundo eles é de entorno de 30,000,00 e ate me fizeram uma proposta de acordode 60 x 900,o que nao aceitei pois me senti acuado. A Gerente podia se negar a fazer a portabilidade de 100%;?? Alguem me ajuda>

  67. Prezado Luiz,

    Conforme a instrução do Bacen sobre a portabilidade, caso você possua um débito no banco onde recebe os seus rendimentos e deseja realizar a portabilidade para outro banco, o banco no qual você tem uma dívida, pode reter a parcela referente ao valor destinado para pagar a parcela vincenda e o saldo dessa operação, o banco tem que fazer a portabilidade. Ou seja, pelo o que eu entendi, a parcela do débito que você tem com o banco santander corresponde a 30% dos deus vencimentos mensais. Com isso, o banco pode reter o valor da parcela e só fazer a portabilidade do saldo restante.

  68. Bom dia tenho uma conta no banco do brasil feita somente para ser depositado meu salario mensal,so que no fim do mes e descontado taxa que nem eu mesmo sei do que se trata ,entao ouvir falar de uma conta que se chama conta salario,mais fiquei em duvida se eu posso ou nao me beneficia desse serviço ,ja que trabalho para um orgao publico que e a prefeitura.

  69. Prezado Deilson,

    Todo o trabalhador da rede privada, tem o direito de receber por uma conta-salário que não possui despesas mensais com taxa de pacote de serviços bancários. Entretanto, nesse tipo de conta-salário, você não tem direito a cheque, não pode pagar contas, transferir dinheiro e nem receber depósito nessa conta a não ser o valor a ser depositado pela própria empresa que abriu a conta-salário.

    No seu caso, como você é trabalhador público, oriento que procure um especialista na área para verificar a possibilidade de ter uma conta-salário. Já adianto que sou servidor público contratado, ou seja, em designação temporária e recebo pelo Estado em uma conta-salário. Pode ser que o Poder Municipal possa abrir uma conta-salário para você.

  70. Boa tarde, a empresa que me contratou mandou uma carta para eu abrir uma conta no Banco Santander. No banco foi-me dito que teria que abrir conta corrente e não conta salário, então tive que fazê-la. Agora preciso fazer portabilidade para outro banco e sei que a portabilidade é para conta-salário, porém, por negar-se a abrir conta salário o banco não seria obrigado a fazer essa portabilidade de acordo com minha necessidade?

  71. Todo trabalhador tem o direito de ter uma conta-salário. A ermpresa não pode imputar o ônus do salário em uma conta-corrente que incorre em despesas mensais com a taxa de serviço bancária. Procure o seu gerente e solicite a transformação de sua conta-corrente em conta-salário. Caso seja negado, prcocure o Procon de sua cidade e corra atrás de seus direitos.
    Abraços,

  72. Olá, eu entrei em uma empresa que tem convênio com o Santander.
    Só que eu tive um problema com o banco e não consigo transferir pra outra conta sem que o banco retire 30% do meu salario( segundo a gerente do banco).
    Entrei em contato com a empresa para que me paguem de outra forma, em cheque ou em outra conta e esta se recusa, alegando que só podem fazer o pagamento pelo Santander.
    Existe alguma lei em que a empresa tenha que me pagar de outra forma? Porque já pedi até para me demitirem e eles disseram que continuarao me pagando por essa conta do Santander.

    Obrigada

  73. Prezada Rosangela,

    A questão do recebimento de seu salário, é o empregador que detém a decisão de onde e quando te pagar, respeitando a legislação vigente que deve quitar com o valor laboral até o quinto dia útil do mês subsequente ao trabalhado. Com isso, não é o funcionário que determina em qual banco receber. Entretanto, em muitas empresas, existe a possibilidade de negociação em escolher, pelo emprego, o banco a ser depositado o dinheiro, Veja, isso .é negociação quando a empresa permite…

    Em relação a portabilidade, sugiro que leve uma cópia da resolução do Banco Central ao gerente do banco para comprovar que você pode transferir todo o valor do depósito para o seu banco de preferência.

    Um detalhe, essa retenção de 30% só terá legalidade se essa retenção for para quitar algum débito que você possua no próprio banco, como um empréstimo, por exemplo.

    Abraços,

  74. Boa tarde

    Moro em BH e minha conta salario foi aberta em São Paulo, Trabalho na filial de BH
    Neste caso como faço para conseguir fazer a portabilidade

  75. Prezada,

    Basta você procurar o seu gerente no banco onde sua conta foi aberta e solicitar a portabilidade para o banco que quiser.

  76. Boa tarde,

    Roney,

    Solicito a sua ajuda para o meu caso, a empresa mudou o domicilio bancario para o banco Santander, porém ao abrirem as contas correntes para os funcionários houveram as pessoas que fizeram a portabilidade. Eu solicitei a portabilidade da conta salario Santander para a conta corrente que mantenho no Banco Itau.
    A questão é a minha conta corrente no banco itau é conta conjunta existe alguma restrição para nao ocorrer a portabilidade?
    Pois ao procurar sobre o questionamento na internet nao obtive exito.
    No aguardo.

  77. Prezada Lidia,

    O salário poderá ser transferido para uma conta conjunta. Nesse mesmo entendimento, “Qualquer tipo de conta, desde que seja a mesma titularidade. Pode estar no nome do cônjuge, mas tem que ter o nome do assalariado”, explica Jorge Higashino, superintendente de projetos especiais da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

    Conforme a Resolução 3.424 de 21 de dezembro de 2006 do BACEN, no artigo 4º:


    Art. 4º Observadas as disposições previstas nesta
    resolução e no art. 1º da Resolução 3.402, de 2006, os créditos
    decorrentes da prestação de serviços de pagamento podem ser
    transferidos automaticamente para conta de depósitos da qual o
    beneficiário seja titular, ou um dos titulares
    , aberta por sua
    iniciativa na instituição financeira contratada, ficando dispensada a
    necessidade de prévia indicação, nos casos em que conta da espécie
    estivesse sendo utilizada pelo beneficiário para o recebimento de
    pagamento em 5 de setembro de 2006.

  78. Bom dia Roney… Gostaria de saber se você tendo uma dívida em um banco, que inclusive está para caducar no SPC já e, quando vc volta a receber seu salário no mesmo banco onde vc ficou devendo, só que eles abrem uma nova conta para vc, se o banco ou a operadora de cobranças do mesmo podem te bloquear as funções de débito e saque no cartão da sua conta salário, pois eu desde Junho de 2011 só conseguia pagar contas com boletos no caixa eletrônico e agora em Dezembro para ter acesso ao meu 13º e meu salário de Dezembro tive que ir dia 28 ao banco e sacar na boca do caixa, isso sem contar que é um constrangimento vc ir receber seu salário e ter que ficar justificando-se ao caixa do banco, pois no sistema do caixa eletrônico e do caixa normal aparece “CONTA SEM USO DE CARTÃO”. Quero saber se tem como evitar o que estou passando legalmente e como fazer, ok!?
    Obrigado!!!
    Fábio…

  79. Prezado Fábio,

    Eu sugiro que procure um advogado especializado nessa área para melhor lhe atender para resolver a sua situação. Não informações sólidas que possa lhe ajudar.

    Abraços,

  80. Não mundou nada,o servidor ,o servidor fica escravo do banco,o governo trata o servidor como um debimental,absurdo.

  81. Onde podemos conseguir a resolução do Banco Central ou a lei referentes à portabilidade do salário, pelo menos o número da lei já que todos falam dela mas ninguém cita o seu número. Outra coisa, existe algum prazo para que se faça a portabilidade? Por exemplo, a empresa contratou o banco a para receber mas eu sou do banco b. quanto tempo eu tenho para pedir a portabuilidade?

  82. Prezada Maria,

    No próprio artigo, eu cito a resolução do BACEN:

    A resolução 3.402 de 2006 do Banco Central (BC), que criou a conta-salário, garante ao trabalhador o direito de escolher onde quer receber sem custo adicional. E essa mudança deve ser feita em até cinco dias

    Qualquer nova informação, existem diversas referencias no Google.

  83. Isso é uma ótima novidade, mas no meu caso estou em divida com meu banco atual, se eu quiser uma transferência para um outro banco em que tenho conta como fica ja que possuo dividas? Quero me desligar do Santander que é o banco que a empresa escolheu e receber pela caixa que é meu banco, posso fazer isso ??

  84. Prezada Celilia,

    Vou tentar responder por partes. Mesmo com dívida em um banco, você pode fazer a portabilidade para outro banco. O que acontece é que a quantidade do valor da portabilidade será o valor descontado da parcela da dívida com o banco. O que sobrar para abater a dívida será utilizado na portabilidade.

    Quanto ao segundo questionamento, se você ainda é trabalhadora e recebe pelo Santander (banco escolhido pela empresa), vocẽ não tem como se desligar do banco e passar a receber por outro banco. A portabilidade só funciona quando se tem um banco originário (valor a receber do valor laboral) e a sua escolha em receber é em outro banco. Somente a empresa pode alterar o banco onde você irá receber sem usar a portabilidade. Fora isso, para querer receber em outro banco diverso a do escolhido pela empresa, somente pela função da portabilidade.

  85. Então na realidade mesmo em caso de portabilidade o banco descontaria parte do meu salario pela divida que tenho?? Essa era minha duvida cruel… É preferivel então no meu caso parcelar a minha divida com o Santander e continuar recebendo por la mesmo ne? Obrigada pela ajuda !
    Abraço!

  86. Boa Noite
    Hoje estive no banco onde possuo uma conta para ser creditado meus vencimentos não sei se é conta salario mas sei que ao entrar neste serviço, onde sou funcionaria publica, a entidade abriu a conta que na epóca era o banco Banespa pedi a atendente para fazer o portabilidade mas ela se negou dizendo que eu não podia, pq tenho um consignado em folha de pagamento. Gostaria de saber se isto está correto. Grata.

  87. Prezada Sueli,

    Mesmo existindo o consignado em folha pode-se fazer a portabilidade. Acredito que o valor do consignado não seja todo o seu salário, portanto, o saldo restante pode sim compor a portabilidade.

    Procure o seu gerente ou converse com um advogado especialista na área para te ajudar na potabilidade, que é um direito do consumidor, até para servidor público.

  88. Recebo salário dia x, adiantamento dia y e outros depósitos ocasionais (13º ou algum tipo de complementação salarial, por exemplo) dia z. Minha dúvida é se há um limite de transferências por mês, ou sempre que for depositado em minha conta algum vencimento ele será automaticamente transferido. Caso haja um limite de transferências, o que acontece com os outros valores depositados?

  89. Prezado Carlos,

    Conforme a resolução do BACEN sobre a portabilidade, não ficou explícito qualquer tipo de quantidade de limite na portabilidade bancária. O texto remete que o valor a ser depositádo na conta origem pode ser utilizada para a portabilidade.

    Contudo, sugiro procurar um advogado especialista na área para obter informações sólidas a respeito.

    Abraços,

  90. Sou a favor da portabilidade e sou funcionário público e ainda não fiz a minha, o problema é que um amigo que trabalha numa empresa privada, foi fazer um crediário e a empresa criou a maior confusão que só não acabou na Delegacia de Polícia, porque sou policial e o amigo me ligou e fui até lá para garantir que ele não era estelionatário. O problema foi que o número do banco, agência e conta que constava no holerith dele, não era o mesmo dos extratos bancários apresentados por ele para demonstrar os rendimentos e mais algumas diárias que não constam no contra-cheque. É possível que após a portabilidade, o RH da empresa ou do orgão público responsável pelo pagamento mude também os dados bancários no contra-cheque?

  91. Gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho algumas dúvidas e peço por favor, se poderia me encaminhar por e-mail “worworldwide@hotmail.com”.
    *Como faço para cancelar a Portabilidadeque fiz do Bradesco para o Itaú?
    *Todos os créditos são transferidos (Salário, adiantamentos, 13º, Férias)?
    *Qual o prazo na Legislação vigente, para a transferência? Existe valor mínimo e máximo para definir o prazo?
    *Fiz a Portabilidade do Bradesco para o Itaú. E se eu quiser fazer para a Caixa Econômica?
    *Qual a Lei vigente que embasa a Portabilidade de Conta Salário?
    Grato e no aguardo,

  92. Prezado Oldair.

    Vou tentar entender o que aconteceu. Foi apresentado um holerite (contra-cheque) em que a agência e conta não batia com o extrato bancário apresentado por ele. Bem, o problema já começou nesse momento, pois para comprovar rendimento, o comprovante bancário tem que ser o mesmo do holerite.

    Agora, se o contra-cheque é antigo ou a empresa mudou de banco para efetuar o depósito do salário, tem que aprensentar o contra-cheque mais recente possível.

    Quanto a empresa, no que diz respeito a portabilidade, essa opção é do próprio funcionário não tendo a empresa como alterar contar e agência, entretanto, independente da portabilidade, se a empresa optar por mudar de banco para efetuar o pagamento salarial, nada demais que no contra-cheque essas informações sejam ateradas pelo RH sa empresa.

  93. Prezado Warllen,

    1 – Cancelamento de portabilidade basta ir no banco onde foi feita a portabilidade e solicitar ao seu gerente o cancelamento da portabilidade. Também pode ser feita mediante solicitação por escrito ao banco, de preferência por AR (Aviso de Recebimento) pelos correios;

    2 – A montante a ser feito na portabilidade é de escolha do correntista, pode ser feito todo valor que entra na conta ou escolher uma parte para fazer parte da protabilidade, lembrando que se você tiver empréstimo consignado em folha, o valor da portablididade será descontado o valor da parcela e a sobra que é enviado para outro banco;

    3 – A transferẽncia, conforme a legislação vigente, deve ser portada até o meio dia da data da entrada do valor do salário na conta;

    4 – alterar a portabilidade basta que você faça uma solicitação ao seu gerente do banco e trocar o banco destino;

    5 – A lei vigente é a Resolução 3.402 de 2006 do Banco Central (BC) e outros dispositivos legais que atualizaram alguns artigos dessa resolução.

  94. Tenho um carro financiado leansing com a BVFinanceira, posso passar este financiamento para outro banco?

  95. Prezada Maria,

    Você só tem que verificar se a instituição é classificada como banco. Se for, o outro banco pode quitar o seu financiamento e re-financiar para você com juros mais baixo…

  96. Sou servidora publica do Estado e tive que abrir uma conta corrente no banco do brasil para poder receber meu salario. Trabalho em SP, onde a empresa deve ter o convenio com a agencia de lá, mas abri minha conta na agencia onde moro, no interior. Posso pedir na agencia do bb onde abri minha conta para transformar a corrente em uma conta salario ou tenho que ir até a agencia onde o Estado tem o convenio em SP? Estou ciente do terminio dos beneficios se transformar em conta-salario, mas nao me importa. Essa conta que fui obrigado a abrir é só mesmo para este fim e todo mes tenho que ficar fazendo transferencia para a minha conta no itau. Quero transformar a do bb em conta-salario para nao ter que ficar pagando tarifas de manutençao de conta nos dois bancos. Somente no itau onde sou correntista a muitos anos. Pode me orientar? obrigada.

  97. Prezada Flavia,

    Não ficou bem entendido sobre a abertura de conta para receber o salário. Normalmente, quem abre a conta e escolhe o banco/agência é o Estado ou a empresa privada. De qualquer modo, se eu entendi bem, a conta onde o seu salário é depositado é uma conta-corrente, e você quer transformá-la em conta-salário.

    Bem, é muito simples, basta ir na agência onde se encontra essa conta-corrente onde é recebido o salário e solicitar para converter para conta-salário, já sabendo das perdas dos benefícios que você terá. Agora, se essa conta é na cidade da empresa ou na sua cidade, nãi ficou claro. Parece que no final você tem duas contas no BB. O correto é ir na agência onde a empresa/Estado paga o seu salário e solicitar lá a conversão para conta-salário.

  98. Essa portabilidade só é possível se a conta for da modalidade ‘conta-salário’? No meu caso, eu tenho uma conta corrente, que também abri para receber o salário. Não quero encerrá-la, nem transformá-la em conta salário, quero somente que o valor vá pra outra conta, é possível também? A resolução especifica isso?

  99. Prezado Dayvisson,

    A Resolução do BACEN é específica: para fazer a portabilidade, você terá que transformar a sua conta-corrente em conta-salário e solicitar a portabilidade para outro banco.

  100. Eu abri uma conta salario no Bradesco e fiz a solicitação de transferencia automática para outro banco. Me disseram que meu salario sempre irá entrar no outro banco dois dias apos ter entrado no Bradesco. Está correto isso? Não deveria ser transferido no mesmo dia? Grata,

  101. Prezada Vivian,

    Conforme a Resolução do BACEN, o depósito da portabilidade deve ser realizada no mesmo dia que o salário entrar na conta-salário e não dois dias depois conforme informado pelo banco.

  102. Posso pedir a portabilidade para outro Banco, mesmo estando devendo o valor do cheque especial.

  103. vou fazer a minha portabilidade para o banco que já tenho conta a alguns anos obrigado pelas informações

  104. Boa noite! Eu recebia meu salário no Itaú a empresa mudou para o Santander. Eu pedi a portabilidad para o Itaú está transação foi feita na empresa pelo pessoal do banco Santander eu tinha uma conta inativa no Santander e fechei a moça que me atendeu disse que eu tinha uma conta salário aberta no Santander deixei está aberta mais quem abriu? Será que foi a empresa pois eu não sabia da existência desta conta me ajudem a entender mudem a resposta para meu email

  105. Prezada Silvana,

    A sua questão ficou um pouco confusa para entender mas eu acredito que você recebia no banco Itau, depois a empresa passou a pagar os funcionários pelo banco Santander. Desse modo, você solicitou na própria empresa que fizessem a portabilidade para o banco Itau novamente.

    Bem, meu comentário: sempre que possível, vá pessoalmente ao banco onde se quer fazer a portabilidade e exiga do gerente essa facilidade que todo o funcionário tem direito. A partir daí, você irá receber no banco Itau o salário que antes era depositado no Santander.

    Contudo, saiba que para a portabilidade funcionar, é necessário a existência de duas contas em funcionamento, uma conta-salário onde a empresa deposita no banco de preferêncija dela e outra conta, que pode ser conta-corrente, inclusive com titular e dependente, no banco para onde o dinheiro será depositado através e portabilidade bancária.

    Espero ter ajudado na compreensão do funcionamento da Portabilidade Bancária.

  106. Prezado Miguel,

    Você pode contratar um empréstimo pessoal em outro banco que irá quitar a sua divida com o cheque especial no banco origem, e assim, fazendo a portabilidade, os juros no outro banco podem ser mais atraentes para lhe permitir a fazer a portabilidade.

  107. Se eu tenho um emprestimo no bb (cdc) que é debitado assim que meu pagamento bate na conta, e quero fazer portabilidade para outro banco eles sao obrigados a me darem?

  108. Prezada Eliana,

    Você pode ter a portabilidade mesmo com o CDC, o que vai acontecer é que o valor a ser portado para o outro banco sofrerá um abate em referência ao empréstimo e o saldo desse valor, é que será enviado para o banco de sua preferência.

  109. caro senhores devo a agencia 3726 do Bradesco e recebo em outra agencia que e a 3711 e fui fazer a portabilidade e eles me falaram que eu não posso fazer

  110. Prezado josé,

    Quais foram as alegações do banco em não permitir a portabilidade bancária?

  111. Bom dia tenho uma duvida em 2007 fiquei devendo para o banco itaú do cartão de credito e do limite e quando foi agora em 2012 tive que abrir uma conta salario lá e a gerente de lá me ligou e disse que iria descontar 30/ do meu sálario isso é correto sem que eu assine nada?
    quero fazer a portabilidade da conta para o santander posso e eles vão me descontar alguma coisa??
    me responde o quanto antes estou desesperada?
    muito onrigada

  112. Prezada Vansuelen,

    Seu caso merece uma atenção mais especial pois existe um débito com o banco de anos. Eu sugiro que entre em contato com um advogado especialista em contratos para melhor lhe atender em virtude de existir a necessidade de se levantar quais foram os documentos assinados na época de abertura da conta e se existem cláusulas contratuais com multas e permissões de descontos em caso de inadimplência por parte do correntista.

    Quanto à portabilidade em si, é autorizado ao banco fazer o desconto da parcela do débito antes de fazer a portabilidade de qualquer valor para outro banco. Mas para saber sobre autorização ou não por parte do correntista, é necessário analisar os documentos assinados na abertura da conta em 2007.

  113. Bom Dia,

    Atualmente tenho um conta corrente no Santander onde recebo meus proventos (Salario, Adiantamento e Reembolso de Viagens).

    Ao ir ao Banco Santander pedir a portabilidade, fui informado que deveria ir ao RH da minha empresa pegar um formulário pois eles tinham um convênio firmado com a empresa.

    Chegando ao RH fui informado que não poderia fazer a portabilidade pois a conta que é credita o meu salário é uma conta corrente e não uma conta-salario, e que também eu não poderia migrar para conta salario pois recebo outros tipo de proventos que não vão em Folha.

    Isto está certo? Eu não poderia simplesmente fazer a portabilidade do meu salario? O que a empresa tem a haver com isso, se para a empresa não mudaria em nada?

    Atenciosamente,

    Renan Gomes

  114. Prezado Renan,

    Vamos tentar esclarecer alguns pontos para facilitar a compreensão da situação.

    Se a empresa tem comvênio com o banco, já é um passo muito importante e benéfico para o empregado que não precisa se deslocar ao banco para fazer a portabilidade, evitando as filas de atendimento na agência.

    A questão inicial é que quando a empresa abre uma conta para pagar os seus empregados, é a EMPRESA que escolhe o banco e o tipo de conta para efetuar os créditos laborais, afinal, os encargos e custos operacionais assim como as taxas bancárias interessam diretamente a empresa/banco.

    Não é difícil de se ver empresas abrindo conta-salário para que os seus funcionários recebem os salários. Entretanto, pode ser aberta também como conta-corrente, vai depender do que o funcionário deseja.

    TODAVIA, tenho que ressaltar que determinadas operações NÃO podem ser feitas caso a conta seja uma conta-salário, como por exemplo, uma outra pessoa ou outra empresa querer depositar na conta-salário algum valor financeiro, pois quando se abre uma conta-salário, somente é permitido efetuar depósitos nessa conta, SOMENTE a empresa que paga os salários e responsável pela abertura da conta.

    Como você citou que o RH não pode alterar a sua conta-corrente para conta-salário porque existem “outros proventos”, será necessário analisar esses outros proventos, quem deposita na conta, é outra empresa? Se for, então não tem como alterar para conta-salário pois senão você não conseguirá receber esses proventos pagos além do salário.

    Enquanto a empresa é responsável por pagamento de salário e se você não recebe de outra empresa, qualquer outro tipo de valor, então pode ser convertido em conta-salário sim.

    Solicite ao RH de sua empresa mais informações sobre os proventos que não são em folha e se é a própria empresa que paga esses valores, mesmo se for fora da folha.

  115. Boa noite Roney andei lendo algumas respostas, e achei muito interessante a forma educada que você trabalho, sua informação sobre a portabilidada está sendo muito útil para que esclareça dúvidas da minha mãe e alguns colegas. Parabéns e sucesso.

    Atte: Camilo.

  116. Desculpe corrigindo o texto.
    Boa noite, Roney andei lendo algumas respostas, e achei muito interessante a forma educada que você responde os questionamentos, sua informação sobre a portabilidade está sendo muito útil para que eu esclareça dúvidas da minha mãe e de alguns colegas. Parabéns e sucesso.
    Atte: Camilo.

  117. Camilo,

    O que faço é ajudar as pessoas que precisam de informação.

    Agradeço pelas suas palavras e fico feliz que o artigo esteja sendo útil para as pessoas.

    Abraços,

  118. Roney, Boa noite!
    Trabalho em empresa privada onde recebo meu salário na conta corrente do bradesco, possuo conta corrente na caixa economica federal onde estou tentando fazer a portabilidade. Fui até a caixa peguei o formulario para solicitação da portabilidade e me dirigi a agência do bradesco onde sou correntista, o atendente resposavel me informou que não vou poder fazer portabilidade devido aos pagamentos feito pela empresa em que trabalho ser feito como se fosse um deposito e realmente no meu extrato bancario aparece deposito, tenho conhecimento de que a empresa faz pagamento pelo sistema do bradesco, a quantidade de funcionario é grande. Gostaria saber como devo proceder para concretizar essa portabilidade.

  119. Prezado Dalton,

    Em cima das informações prestadas por você, eu tenho umas considerações a respeito. Quando a portabilidade foi criada, existiu uma necessidade de forma (formalidade) de sua conta para que se enquadre dentro das possibilidades da portabilidade bancária. Uma delas é que para efetivar uma portabilidade, a natureza de sua conta onde recebe os seus valores laborais deve ser uma conta-salário e não uma conta-corrente.

    Quanto o discriminação no extrato ser apenas o nome de “depósito”, isso por si só não descaracteriza a possibilidade de se realizar uma portabilidade. A questão está na natureza da conta, que deve ser conta-salário.

    Assim, para maior esclarecimento, sugiro que procure um advogado especialista em contratos banácarios para melhor de ajudar e esclarecer todos os pontos obscuros quanto à portabilidade bancária.

    Abraços,

  120. Roney bom dia, sou aposentado pelo inss,quando aposentei meu pagamento
    veio pelo unibanco,como eu ja posuia uma conta corrente no bradesco,fui ao
    gerente do bradesco que fez atransferencia do meu pagamento para o bradesco
    sem que eu fosse ao unibanco,agora quero mudar para a caixa economica como devo
    proceder? Obrigado desde ja.

  121. Israel,

    Desculpe pela demora em te responder pois estava em viagem a trabalho.

    Bem, a princípio, você deve ir ao seu gerente no banco onde recebe os seus rendimentos para solicitar a transferência para outro banco, ou seja, deverá comparecer ao unibanco para providenciar a portabilidade bancária para a caixa econônima, até porque você atualmente já possui uma portabilidade bancária para o banco bradesco.

    Abraços,

  122. Ola, boa noite Roney ..eu tenho uma conta salario no santander, e eu contrai uma divida durante meu casamento , emprestimo esse que nao esta atrasado, é um emprestimo renegociado (gerenciado),mas antes de tudo pedi a gerente da minha conta hoje “demitida” que deixasse a minha conta exclusivamente para salario eu estava pagando adiantado direto no caixa. e agora nao consigo pagar mais, assim as parcelas estao sendo descontadas da minha conta salario, msm eu tendo portabilidade para outro banco, o debito continua acontecendo no mes passado foi debitado, porem nao consta no extrato bancario, nem a tranferencia para o outro banco, nem a pacela que foi debitada. Isso demostra que foi feito debito manualmente.. por favor Roney o que eu faço….

  123. Prezado Luiz,

    Primeiramente sugiro que procure a gerente atual do seu banco onde você recebe o seu salário para verificar a situação da portabilidade.

    Normalmente, os empréstimos contraídos no banco, são descontados diretamente na conta. Com isso, se o débito não foi portado para o outro banco, você pode o fazê-lo mediante solicitação a sua gerente.

  124. Trabalho e uma empresa X e recebo a 5 anos no banco do Brasil só que mudou a gestão da
    empresa e ela esta forçando os trabalhadores a abrir uma conta no bradesco,temos empréstimos a pagar e mudar de banco não é viavel depois de 5 anos recebendo la,isso pode?

  125. Prezado Roberto,

    A abertura da conta para que o empregado receba no final do mês o valor do seu salário, ainda é de competência do empregador. Entretanto, com o advento da Portabilidade Bancária, o empregado agora pode escolher em qual banco quer receber o salário, que pode ser no banco diferente em que a empresa abriu a conta.

    Ou seja, após a empresa abrir a nova conta no banco diferente que você já recebe o salário, procure o gerente desse novo banco e solicite, por escrito, a portabilidade para o banco em que quer receber o salário.

  126. Olá Roney,
    Eu criei a conta salario para fazer a portabilidade no ITAU para o bradesco, porém não repassei ao meu RH este numero, porque queria receber este mês ainda na minha conta-corrente e eu também não tinha o cartão do Bradesco (banco ao qual estou realizando a portabilidade ), porem ontem meu dinheiro entrou na conta corrente (do ITAU) e no final da tarde foi transferido para a conta salario do ITAU que criei para fazer a portabilidade, isso sem a minha autorização … e agora meu salario esta retido nesta conta salario, a qual eu não tenho cartão e nem nada, e nem foi feito a portabilidade porque liguei para o BRADESCO e minha conta esta zerada. Eles podem fazer isso ? isso seria caso para processo?

  127. Prezada Malu,

    Não ficou muito claro a situação visto que eu entendi que você já tinha uma conta no ITAU (conta-corrente) onde recebia o salário, queria fazer a portabilidade para o Bradesco mas no final da tarde foi transferido para a conta-salario do ITAU? ou seria bradesco?

    Bem, vamos na hipótese que na verdade no final da tarde foi transferido o salário para o Bradesco. Temos que ponderar algumas situações:

    – No momento da criação de sua conta no Bradesco, obviamente você assinou alguns documentos referente a abertura dessa conta-salário. Você se lembra ou tem alguma cópia de algum documento que possa ter assinado “por engano” solicitando essa portabilidade no momento de assinar alguns documentos na abertura da conta no Bradesco?

    – Venho lembrar que a portabilidade bancária nada a tem a ver com o RH de sua empresa, uma vez que a empresa é quem decide onde (em qual banco) abrir a sua conta no qual o empregador irá depositar os valores referente a jornada laboral de seus empregados. A portabilidade foi criada pelo Banco Central para permitir que o empregado possa escolher onde quer receber o seu salário;

    – A portabilidade só tem efeito mediante solicitação do correntista do banco. No seu caso, solicite ao seu gerente uma cópia do documento que permitiu o banco realizar a portabilidade. Caso não tenha esse documento, o banco pode se passível de demanda judicial e até pleitear danos, desde que se comprove efetivamente esses danos.

  128. Estou devendo uma quantia ao banco santander e fiz a portabilidade no banco da caixa , so que o gerente do banco santander me ligou dizendo que iria desconta 30% do meu salario cujo ja estou recebendo pela caixa essa pratica é correta e que atitude eu devo tomar se o santander descontar

  129. Pergunto: A portablidade entre bancos quando ocorrer o pagamento no final de semana, o salario só será depositado no proximo dia útil, ou seja na segunda-feira?

  130. Prezado Clesio,

    Eu aconselho buscar um profissional especialista nessa área para melhor te ajudar.

  131. caro roney, eu realizei portabilidade de salario conta corrente bradesco p/ santander, prejudicou muito,meu salario cai 1 dia util na conta. sabado domingo e feriados nacionais nao dá entra qauntia do salario na minha conta corrente santander,fui na agencia o gerente geral do bradesco disse que não pode ser no mesmo dia somente dia util feito por doc é no sistema, e ted cai no mesmo dia mais so para quem ganha mais de 1mil reais. ja fiz reclamação no sac do bradesco nao adianto,mandei reclamação no banco central. e sei que condorme resoluções banco central portabilidade é automática e deve cair no mesmo dia até 12:00 da data que empresa deposita o salario. gerente geral disse que nao pode fazer nada. caro roney o que eu faço?

  132. Prezado Jefferson,

    Conforme a circular Nº 3336 do BACEN, em seu artigo 1º :

    Art. 1º A transferência de recursos da conta não movimentável por cheques destinada ao registro e controle de fluxo de recursos de pagamentos de salários, vencimentos,proventos, aposentadorias, pensões e similares, de que trata o art. 2º, inciso II, da Resolução 3.402, de 2006, deve ser feita por intermédio:

    E no Art. 2º:

    Art. 2º Em qualquer situação, a remessa da ordem de transferência de fundos para liquidação interbancária deve ocorrer com a tempestividade necessária para que o procedimento seja concluído até às 12h do dia do crédito dos salários, vencimentos, proventos, aposentadorias,pensões e similares nas contas de que trata o art. 1º.

    Parágrafo único. O crédito na conta de registro e controle de fluxo deve ocorrer no mesmo dia em que for feito crédito em conta de depósitos dos demais empregados da empresa pagadora.

    Ou seja, no artigo 2º ele indica que deve ocorrer “com a tempestividade necessária para que o procedimento seja concluída”… infelizmente, estamos na mão dos bancos. Se ele informa que leva 1 dia util para ser portada, esse será o tempo que tem que ser respeitado.

  133. caro,sr. roney então portabilidade não vale a pena melhor abrir conta de um banco e utilizar trag que é no mesmo dia transferenciade banco para outro mas obrigado!!! pela dica infelizmente a vida é justo para quem tem dinheiro.

  134. Roney, boa tarde!
    Quando comecei a trabalhar na empresa, pediram para abrir uma conta salário em um determinado banco, assim o fiz. Depois de um tempo e de um aumento de salário automaticamente este mesmo banco criou uma conta corrente que automaticamente cai o meu salário. Fiz um empréstimo neste banco e depois tive alguns problemas financeiros e não estou aguentando pagar as contas tanto o empréstimo quanto cartões e cheque especial, e a proposta que o banco está fazendo para mim é inviável. A empresa sugeriu que eu fizesse uma portabilidade desta conta-salário (não a conta corrente) para outro banco e eles não teriam direito de descontar nada. Pretendo fazer esta portabilidade, deixar minha dívida rolar e depois que vender um imóvel meu, negociaria com este banco.
    Gostaria de saber se é verdade que eles não podem descontar nada, uma vez que esta portabilidade tenha sido feita através de uma conta-salário?

    Obrigado

  135. Prezado Fernando,

    Conforme descrito em sua pergunta, ficou uma dúvida quanto a expressão “… Depois de um tempo e de um aumento de salário automaticamente este mesmo banco criou uma conta corrente que automaticamente cai o meu salário”. Não se pode o banco alterar a modalidade da categoria da conta de conta-salário para conta-corrente por vontade do próprio banco. É ilegal e somente o correntista pode solicitar ou pelo menos permitir essa alteração.

    Quanto a informação sobre realizar uma portabilidade bancária mesmo devendo ao banco originário é procedente. Você pode pedir a portabilidade mesmo devendo ao seu banco, entretanto, tenho que lembrar o banco não é obrigado a fazer acordo para quitação de dívida, mas a princípio também não pode retirar valores da conta do cliente sem que a cobrança da dívida ocorra em débito automático. Ao que me parece, dívidas de cartão de crédito e talvez do financiamento se não for pagamentos que sejam por via do débito em conta, e sim, por carnês ou boletos bancários, a portabilidade é possível.

    Existe a possibilidade do seu banco onde que portar a sua conta de assumir a dívida com juros menores, entretanto, para que isso acontece, e acredito que não seja o seu caso pois para haver a “compra” da dívida de um banco por outro, não pode ter parcelas em atraso.

    Não deixe a dívida ficar muito grande pois no futuro, você poderá ter todos os seus bens penhorados através de uma execução judicial realizado pelo banco, que mesmo realizando uma portabilidade, a dívida com o banco continua e a qualquer momento, vocẽ pode ser acionado na justiça para quitar a dívida ou será executado judicialmente.

  136. Roney, muito obrigado pelo esclarecimento mas, só uma dúvida referente a sua resposta:
    este empréstimo está como débito automático sim, mas na conta corrente que é um número diferente da conta salário. Mesmo que a empresa deposite o salário na “conta-salário” eles podem descontar este empréstimo?.
    Um dos motivos que também quero fazer isso é porque vou mover uma ação contra juros ou encargos abusivos. Só depois de 01 ano fui me atentar que o valor financiado era 12% maior do que o contratado, por conta dos encargos, mas isso não vem ao caso referente a minha dúvida.

  137. Fernando,

    Se o débito automatico está na sua conta-corrente e você recebe o seu salário na conta-salário, então a portabilidade fica mais fácil ainda e infelizmente, o seu débito continuará a ser descontado em sua conta-corrente mês a mês. Com isso, você estará rolando uma dívida de juros sobre juros e pode ficar difícil a quitação no futuro.

    Quanto aos encargos financeiros abusivvos, só resta a recomendação de registrar no procon de seu Estado ou entrar diretamente no Juizado Especial de Pequenas Causas para discutir os encargos, desde que o valor da causa (valor em débito) não seja superior a 40 salários mínimos vigente.

  138. Amei o site,pois gostaria de pedir a portabilidade da caixa econ.p o bb.obrigado!

  139. Boa tarde Roney

    Estou com cheque especial negativo e um acordo de cartão de crédito também, mesmo assim posso solicitar minha portabilidade do antigo banco para um novo banco.
    o antigo banco pode me negar esta portabilidade?
    Tentei fazer um acordo com o banco sobre o cheque especial mas o mesmo me informou que não era possivel e que a solicitação so poderia ser feita novamente daquia a seis meses.

  140. olá fiz a portabilidade do Bradesco pra caixa durante 2 meses foi tudo bem ja no 3 mes eles bradesco erraram um digito da minha conta e qdo o pagamento caiu eles enviaram pro meu banco atual mas voltou ja no fim do mes o decimo terceiro salario tambem voltou.Eles nao me ligaram nao avisaram e eu sem saber acabei tirando o limite do cheque especial achando que era meu salario.Posso cobrar do Bradesco os juros que estao me cobrando do limite do cheque especial ja que o erro foi deles?

  141. Rogeria,

    Acho estranho um erro acontecer em um determinado mês com erro de dígito. Quando se solicita uma portabilidade e esta é realizada normalmente nos meses seguintes ao pedido, é porque o processo da portabilidade é automática. Não tem como o banco de onde parte a portabilidade todo mês ficar “digitando” a sua conta. Uma vez feita a portabilidade, fica gravado no sistema o novo destino do dinheiro.

    É necessário investigar mais a fundo as circunstâncias desse dinheiro ter sido depositado e voltado.

  142. Mariana,

    No caso das dívidas, a portabilidade bancária permite a transferência do saldo devedor de um banco para outro, que ofereça melhores condições contratuais. Após o cliente escolher a nova instituição financeira, esta paga a dívida com o banco original, passando a ser a nova cobradora da fatura. Todos os detalhes da cobrança devem estar previstos e bem claros em contrato.

    Inicialmente, você deve obter o valor total da sua dívida com a instituição com quem você já tem o empréstimo, financiamento ou arrendamento mercantil. Esse valor deve ser informado à nova instituição, para que ela possa transferir os recursos diretamente para a instituição original, quitando a sua dívida, antecipadamente. Ou seja, quem vai fazer a quitação é a nova instituição financeira e não você.

    A instituição com a qual você já tem a operação contratada é obrigada a acatar o seu pedido de portabilidade para outra instituição.

    A portabilidade depende, no entanto, de negociação de nova operação de crédito ou de arrendamento mercantil com instituição financeira diferente daquela com a qual foi contratada a operação original. Assim, para fazer a operação de portabilidade do crédito para outra instituição, é necessário que você encontre instituição financeira interessada em conceder-lhe novo crédito, quitando o anterior. As instituições financeiras não são obrigadas a contratar com você essa nova operação. O contrato é voluntário entre as partes.

  143. boa tarde!
    se eu efetuar a portabilidade de credito salario para outro banco, mas com saldo negativo no banco anterior, pode este valor ser descontado e o restante transferido para minha conta de preferencia? e este saldo negativo pode ser um requisito para o banco não aceitar esta portabilidade?

  144. Prezado André,

    A portabilidade é a modalidade criado pelo Governo para fomentar na rede bancária a “concorrência” pela menor taxa de juros no mercado. Com isso, o banco onde você está com saldo devedor, e se for principalmente por razão de crédito de cheque especial, o banco para onde você levará a portabilidade poderá quitar o seu débito com o banco original e assim, ficará devedor do novo banco, caso os juros no novo banco sejam mais favoráveis ao consumidor.

    Quanto a permissão sobre o banco reter uma porcentagem do valor do crédito para garantir o pagamento do saldo devedor é proibido e abusivo essa prática, uma vez que conta-salário é impenhorável. O banco terá que garantir outras formas de cobranças da dívida, caso na portabilidade o novo banco não quite a dívida, passando esse o direito de cobrar o valor pago.

    O banco onde possui saldo negativo não pode negar a realização da portabilidade pela simples existência de saldo negativo na conta.

  145. Olá, Tenho uma dúvida. Tive que abrir uma conta salário no Bradesco e gostaria de fazer a portabilidade para o Banco do Brasil que ja sou correntista. Sou obrigada a esperar um mês para pedir a portabilidade ou já posso ir até a agencia do Bradesco deixar meu pedido por escrito com o gerente? Obrigada desde já pela ajuda

  146. boa tarde, gostaria de saber se tem como cancelar a portabilidade de salario, a empresa onde trabalho tem um convenio com um certo banco, abri minha conta salario la e depois de alguns meses fiz a portabilidade pra outro banco, mais não quero ficar nesse banco mais, entao tem como cancelar

  147. Prezada Bianca,

    Tem como sim, a portabilidade é um direito e como você pode solicitar a portabilidade, também pode solicitar o cancelamento.

    O procedimento é simples: procure o gerente do seu banco onde foi solicitado a portabilidade e solicite o cancelamento. Você irá preencher e assinar uma documento em que pede o cancelamento dessa portabilidade.

  148. Para fazer a portabilidade pode se conta corrente ?ou tenho que abrir conta salario
    Obanco hsbc se recusa a fazer pois dis que o regimento interno do banco nao aceita

  149. Prezado Carlos,

    Para fazer a portabilidade, tem que ser a conta origem do tipo CONTA SALÁRIO e não conta corrente.

    Abraços,

  150. a pergunta é a seguinte ?
    tenho conta salario no HSBC e quero fazer a transferência do salario todo mês
    para minha conta que abri na caixa
    gostaria de saber se na caixa a conta pode ser corrente ou tem que ser salario também
    porque o hsbc fica colocando desculpas

  151. Prezado Carlos,

    A sua conta final destino da portabilidade pode ser sim uma conta correte. Pela Resolução do BACEN, apenas a conta de origem deve ser uma conta-salário, fora isso, você pode optar a receber o seu salário em outro banco e através de uma conta-corrente.

    Abraços,

  152. No caso da Unimed sou cooperada Unimed Curitiba ,médica ,posso fazer o mesmo e pedir para depositar em outro banco? Falei na Unimed eles negaram .

  153. A resolução 3.402 de 2006 do Banco Central (BC), que criou a conta-salário, garante ao trabalhador o direito de escolher onde quer receber sem custo adicional. E essa mudança deve ser feita em até cinco dias.

    A resolução do BC é clara e garante o depósito do salário em qualquer tipo de conta, de qualquer banco, desde que o trabalhador tenha uma conta-salário na instituição financeira que o empregador escolheu. E a transferência é isenta de taxas.

    Conforme a resolução, a mudança se dá através de uma simples comunicação por escrito ao banco. Qualquer dúvida ou dificuldade em exercer sua portabilidade bancária, entre em contato com o Procon.

    A Resolução nº 4.292/2013 trouxe mais benefícios ao usuário.

    Desde que apresente condições cadastrais compatíveis para aquisição de crédito, o consumidor tem o direito de escolher livremente para qual instituição realizará a portabilidade.

    Se encontrar qualquer dificuldade para portar seu crédito, o cliente deve buscar o auxílio do Banco Central pelo telefone 0800 979-2345, carta ou fax.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s